Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação foi realizada por meio do projeto Interact-BIO, em parceria com o ICLEI América do Sul e Governo Federal da Alemanha

Nesta quinta-feira (17), às 9h, a Prefeitura de Londrina entrega a revitalização da nascente do Lago Cabrinha, executada com o uso de Soluções Baseadas na Natureza (SbN). A iniciativa foi promovida em parceria com a organização internacional ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e com o Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear do Governo da Alemanha, que investiram € 40 mil (cerca de R$ 235 mil) no projeto.

Estarão presentes na entrega, o prefeito Marcelo Belinati; o secretário-executivo adjunto do ICLEI para a América do Sul, Rodrigo Corradi; o coordenador de Biodiversidade, Roberto Rusche; e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul), Tadeu Felismino, entre outras autoridades.

Iniciados em outubro de 2021, os trabalhos envolveram o rearranjo, de rochas basálticas que haviam sido colocadas no Lago Cabrinha pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), assim como o plantio de vegetação, formando uma barreira de contenção para reduzir a velocidade da água das chuvas. As pedras foram acomodadas de modo a formar pequenas piscinas escalonadas, sendo a primeira mais profunda que as seguintes. Assim, são mitigados problemas como possíveis inundações e deslizamentos de terra. Além disso, a medida também possibilita o controle da poluição difusa.

Tendo sido licitado pelo ICLEI, o projeto contou, em sua execução, com o acompanhamento das secretarias municipais do Ambiente (Sema) e de Obras e Pavimentação (SMOP); Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). Desenvolvido pela empresa paulista Guajava Arquitetura da Paisagem e Urbanismo, o projeto contou com a participação de arquitetos urbanistas, biólogos, engenheiros civis e ambientais, assim como pelos docentes e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

O diretor de Projetos do Ippul, Robson Shimizu, explicou que Londrina e sua região metropolitana fazem parte do projeto Interact-BIO desde 2017. A iniciativa visa apoiar governos locais em diversos países para o correto aproveitamento da natureza em prol da conservação da biodiversidade e dos ecossistemas e da sustentabilidade ambiental e econômica.

Ainda segundo Shimizu, a revitalização do Lago Cabrinha veio de encontro a projetos que o Município já estava desenvolvendo para a revitalização de fundos de vale de Londrina. “A Sema e a CMTU já tinham realizado uma ação de desassoreamento do Lago Cabrinha, mas ainda faltava incluir a nascente. A parceria com o ICLEI permanece, e temos realizado outras ações como o inventário de emissão de gases-estufa, que visa subsidiar uma política pública para a redução de emissões em Londrina. É importante destacar que todos esses trabalhos têm impactos na região metropolitana de Londrina, e inclusive a arquiteta e urbanista Camila Oliveira, que foi integrante do ICLEI, hoje atua como diretora de projetos na Secretaria de Planejamento de Cambé”, disse.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.