Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Local está mais bonito, iluminado e seguro; ele é o primeiro de Londrina a ter um totem de segurança com botão do pânico que pode ser acionado pela população

Para a alegria dos moradores da região central de Londrina, mais uma praça pública foi revitalizada pela Prefeitura de Londrina. ontem (16), o secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, foi conferir os detalhes da reforma da Praça Dom Pedro I, que fica na Avenida Tiradentes, esquina com a Rua Gustavo Barroso (Jardim Shangri-lá), e inaugurou o primeiro totem de segurança de Londrina.

No local, a Prefeitura de Londrina realizou uma grande revitalização, tendo feito o rebaixamento do terreno da praça e executado rampas de acesso, piso tátil para as pessoas com deficiência e calçamento em concreto. Foram também instalados bancos e mesas de concreto – com lugares para quatro pessoas – e lixeiras de aço para materiais orgânicos e recicláveis, e as equipes refizeram todo o paisagismo, com o plantio de grama e novas plantas. Além disso, foi realizada a pavimentação asfáltica do entorno, instalação de câmeras de segurança e de iluminação em LED. Ao todo, a Londrina Iluminação instalou 18 postes de iluminação em LED, com duas luminárias em cada um deles, na área interna da praça, e outros 16 foram instalados na parte externa, posicionados nas calçadas do entorno.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, a Praça Dom Pedro I é considerada um ponto tradicional da cidade, estando localizada na entrada de Londrina, para quem vem de Cambé. Ela fica próxima ao Colégio Marista e a mercados, farmácias e pontos comerciais fortes da região central.

“É um local enorme, próximo a estabelecimentos comerciais fortes, mas que estava degradado, e já tinham sido feitas algumas tentativas de revitalização. Agora, fizemos um grande projeto definitivo, no qual rebaixamos a praça para dar mais visibilidade a ela, e fizemos toda a iluminação e a acessibilidade. As questões sociais também estão sendo trabalhadas por meio da Secretaria de Assistência Social e do Consultório de Rua, para que as pessoas que estavam ali possam se tratar e voltar a ter uma vida digna. Então, deixamos a praça bonita e mais segura. Esperamos que seja um local que a população volte a utilizar”, apontou Canhada.

Com essas obras, o local ficou mais seguro, mais iluminado, bonito e convidativo para a população que mora no entorno e que trabalha nas proximidades. Um dos moradores do Jardim Bandeirantes, Paulo Chirnev, que sempre passa pela praça, notou a diferença. “Antes, a gente evitava passar por aqui, porque ficavam umas pessoas em cima, pedindo dinheiro e rondando a gente. Agora, virou uma praça bem arrumada e acho que dá para voltar a frequentar com a família”, disse ele.

Desde março deste ano, a empresa Urban Green Serviços Urbanísticos, contratada por licitação, trabalhou para entregar a reforma da praça. Para isso, ela recebeu R$ 801.464,86 para trabalhar em uma área total de 7.723,25 metros quadrados. Além disso, o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, lembrou que a reforma propiciou um espaço para futuras instalações de food trucks e realização de apresentações culturais. O Jardim Shangri-lá, bairro em que fica a praça, é um dos mais antigos e tradicionais de Londrina.

Segurança

Além de todas essas melhorias, a Praça Dom Pedro I é a primeira de Londrina a ter um totem de segurança, instalado por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Defesa Social e a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD). A estrutura está conectada a nove câmeras da Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal, a um sistema de Wi-Fi, a tecnologias de reconhecimento facial e a um Botão de Emergência, que pode ser acionado pela população.

No topo do totem, foi colocado um giroflex com 2 mil lâmpadas de LED para chamar a atenção de quem passar pelo local e, logo abaixo, há uma câmera Speed Dome, que consegue visualizar a praça por inteiro (360º) e parte da rua. Além dela, há outras oito câmeras fixas rodeando o totem. Uma delas faz o reconhecimento facial bem em frente ao botão do pânico, assim, caso alguém tente passar um trote na Guarda Municipal, ao apertar o botão sem necessidade, seu rosto estará registrado no banco de dados da GM e poderá ser identificado. As outras câmeras fixas contam com um sistema de barreira virtual, que avisa a Central de Videomonitoramento da GM sobre a presença de pessoas em volta dos equipamentos, por meio de um alerta.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, o uso do equipamento de segurança é gratuito para a Prefeitura de Londrina, que poderá utilizá-lo por um período de teste por seis meses. “Nós temos várias praças com problemas de segurança. Aqui, antes da reforma, era um ambiente em que as pessoas tinham ocupado o espaço, montando barracas, deixando colchões, gerando sujeira e inclusive com o registro do uso e do tráfico de drogas, impedindo que outras pessoas do entorno utilizassem a praça com o objetivo para o qual ela foi criada. Com a reforma, entendemos que esse local seria o ambiente propício para colocar o equipamento e monitorarmos o que acontecia. Outro aspecto é a arborização, os trabalhos na arquitetura e no relevo do espaço, que permite a avaliação do funcionamento do equipamento. Dessa forma, poderemos levar esse trabalho para outros espaços, se ele se tornar economicamente viável e apresentar os resultados que a gente espera”, disse Ramos.

O botão localizado no totem funciona 24 horas por dia e, assim que apertado, ele liga para a Central da Guarda Municipal, que pode emitir sons através do autofalante de alta potência instalado no totem. Isso possibilita reproduzir mensagens gravadas ou ao vivo como alertas, avisos e sirenes, conforme o operador decidir. Mesmo em caso de queda de energia elétrica na área, o sistema continua funcionando, pois há nobreak.

Para que todos saibam utilizar o equipamento, a Secretaria de Defesa Social realizou a orientação da população do entorno sobre sua utilidade, e conta com a divulgação nos meios de comunicação em massa.

O presidente da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), Luciano Kühl, explicou que esse totem de segurança já é utilizado em outros municípios, como em Balneário Camboriú e no Rio de Janeiro, assim como em países da Europa. Em Londrina, ele já está sendo utilizado em nível de testes há alguns dias e, a partir de hoje, já está oficialmente em operação. Além disso, o sistema pode vir a ser interligado com os equipamentos das Polícias Militar e Civil, assim como do Detran, para a leitura de placas de veículos. “São equipamentos que existem na orla de Balneário Camboriú e no Rio de Janeiro, que são locais onde é difícil fazer a segurança. Eles darão agilidade no atendimento à população com as imagens, porque a praça está sendo bem monitorada”, disse Kühl.

O sistema de segurança provém de uma parceria público privada, em que a CTD está testando a tecnologia particular unida com um sistema próprio de informação. Assim, caso o teste seja bem-sucedido, ele poderá ser implementado por meio da aquisição de equipamentos semelhantes ou mesmo alugado pela Prefeitura de Londrina, para ser utilizado em diversos pontos de Londrina, como no Lago Igapó e na zona norte.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.