Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa tem como principais objetivos a promoção da iniciação científica e a popularização da ciência para estudantes do Ensino Fundamental

Ontem (16), foi realizada a solenidade de assinatura dos termos de adesão do Workshop Aficionados em Software e Hardware (Programa Wash), permitindo expandir o programa para dez novas escolas municipais de Londrina, contemplando 526 alunos dos 4º e 5º anos. A solenidade ocorreu na sede da Escola Municipal Salim Aboriham, no conjunto habitacional Luiz de Sá, região norte, e contou com a presença de diversas autoridades, dentre as quais a secretária da pasta, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e a deputada federal Luísa Canziani, responsável pela emenda parlamentar de R$ 200 mil que permitiu a expansão do projeto na cidade.

Desde 2019, o Programa Wash vem sendo realizado em Londrina em duas escolas: a Maestro Roberto Pereira Panico e a Roberto Alves Lima Junior, ambas na região leste. Até agora, mais de 100 crianças passaram pelo programa. Por meio do Wash, são realizadas oficinas de iniciação à programação, com o objetivo de popularizar a ciência e tecnologia e as habilidades relacionadas ao método científico e de engenharia. Através de convênio com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), as crianças recebem aulas de programação que auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico e na aprendizagem da matemática.

Com a assinatura dos termos de adesão, passam a participar do programa as seguintes escolas municipais: Norman Prochet; Joaquim Pereira Mendes; Miguel Bespalhok; Edmundo Odebrecht; José Garcia Villar; Haydee Colli; Professor Hélvio Esteves; Nara Manella; Neman Sahyun; e Salim Aboriham. A Escola Maestro Roberto Pereira Panico e a Escola Roberto Alves Lima Junior seguem atuantes no projeto.

A secretária Maria Tereza Paschoal de Moraes disse que este programa deu muito certo nas escolas em que ele já é executado. “O programa é realizado em parceria com o IFPR, os alunos do instituto fazem a mentoria e ensinam as nossas crianças. Tem sido um sucesso, as crianças têm a oportunidade de aprender a programar e isso fará muita diferença para o futuro delas”, disse.

A deputada Luísa Canziani enfatizou que acredita muito no poder transformador da educação. “Creio que o Programa Wash é uma das ferramentas que auxilia no aprendizado e no desenvolvimento das nossas crianças. Até o ano que vem queremos que este programa chegue a 30 escolas em Londrina, é um projeto muito importante porque vai ao encontro ao que o mercado de trabalho precisa. Prepara as nossas crianças para competências e habilidades que são necessárias para este mundo inovador e dinâmico. Permite que, através da matemática, elas tenham acesso à programação, que é uma habilidade muito importante para o profissional do futuro. Levar esta cultura de inclusão digital é muito importante e certamente fará diferença na vida das nossas crianças e da nossa cidade”, afirmou.

O coordenador do Wash PR, Luciano Rudnik, informou que o programa nasceu na cidade de Campinas, no Centro de Tecnologia e Inovação (CTI). “O CTI desenvolveu uma metodologia para trabalhar com a construção de jogos, ou seja, com a linguagem da programação para crianças pequenas. Esse trabalho foi trazido para Londrina por um pesquisador chamado Victor Mammana, o qual estabeleceu o IFPR como sendo o foco das ações em Londrina. O Instituto Federal forma monitores, que vão até as escolas para ministrar oficinas de programação. Com isso, as crianças aprendem linguagem de programação e melhoram em outras disciplinas, no raciocínio logico e matemático e ao que chamamos de pensamento computacional. É muito importante trabalharmos desde cedo este pensamento computacional para que as crianças cheguem na fase adulta com uma bagagem suficiente”, apontou.

A solenidade contou, também, com a presença do presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani; dos vereadores Matheus Thum e Professora Sônia Gimenez; a diretora da escola, Regiane Cristina de Souza Garcia; e diretores e representantes das escolas que aderiram a parceria.

O WASH – Workshop Aficionados em Software e Hardware é um programa, com atividades educacionais não formais, que tem como principais objetivos a promoção da iniciação científica e a popularização da ciência para estudantes do ensino fundamental, com a participação de estudantes do ensino técnico, médio e de graduação – principalmente da rede pública. Para conhecer mais sobre o programa acesse o site do Wash:https://wash.net.br/ .

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.