Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Moradores destes bairros da região oeste já podem usufruir da nova iluminação em LED; trabalho foi executado pela Londrina Iluminação

O Jardim Portal de Itamaracá, na região norte, também ganhou LED recentemente. Foto: Augusto Soares/Londrina Iluminação

As ruas dos conjuntos Delta, Lauro da Veiga Pessoa, Novo Horizonte e o Jardim Santiago, na região oeste, ganharam nova iluminação em LED. A parte do Jardim Bandeirantes que fica abaixo da Rua Serra dos Mangabeiros, na mesma região, também foi contemplada. A Prefeitura, por meio da Londrina Iluminação (LI), modernizou 88 postes de 16 ruas dos conjuntos Delta e região, e mais 225 luminárias de 35 ruas do Santiago.

Agora, técnicos da Londrina Iluminação, que também já haviam concluído recentemente o Conjunto José Giordano e Residencial do Café, na região norte, estão entrando na fase final da modernização em LED na área dos conjuntos Santa Rita 5 e 6, na região oeste da cidade.

O Jardim do Sol, também na região oeste, é outro bairro que também está sendo atendido e que deverá ser concluído nos próximos dias. O mesmo deverá acontecer com o Jardim Novo Aeroporto, atrás da Praça Nishinomiya, já na região leste, entre as avenidas Santos Dumont, Alziro Zarur, Paul Harris e Rua Bagatelli.

“Em breve estaremos entregando toda a Etapa 1 de modernização da iluminação pública de Londrina, de um total de três que deverão ser executadas até 2024”, esclarece o presidente da LI, Claudio Tedeschi. “Londrina será 100% LED, como nos orientou o prefeito Marcelo Belinati”.

Na Etapa 1, estão sendo implantadas 5.021 luminárias LED em 540 ruas de 34 setores, que englobam 109 localidades – a grande maioria formada por bairros inteiros. “Alguns são bairros grandes, outros são pequenos, de poucas quadras, mas o mais importante é que são de todas as regiões: norte, sul, leste, oeste e centro da cidade”, explica o presidente da companhia.

Segundo o diretor de Operações da LI, Alexander Farias Fermino, às vezes, por uma questão de logística, economicidade e otimização de recursos, “fazemos parte de um bairro para posteriormente concluir. Mas todos serão atendidos, sem problemas”. Até agora, 65 bairros já foram concluídos nesta etapa, e outro 12 estão em andamento.

A Etapa 2 será iniciada neste segundo semestre. “O cronograma e a definição dos setores e bairros desta etapa serão apresentados oportunamente, sempre respeitando critérios técnicos, como substituição das antigas lâmpadas de mercúrio, braços e luminárias antigas, lugares ermos ou muito escuros, ruas com grande fluxo de pessoas, praças e o entorno de escolas, UBS e creches, que são chamados de ‘cinturão de segurança’, avenidas, vias arteriais, vias coletoras dos bairros e estoque regulador de materiais e componentes, que depende também dos fornecedores”, salienta Fermino.

Troca tudo

Além das luminárias, os técnicos da Londrina Iluminação também trocam os “braços” (hastes que sustentam as luminárias na ponta), o “chicote” (todas as fiações), relés fotovoltaicos, conexões e demais itens que compõem todo o conjunto de cada poste. A substituição total garante maior durabilidade à luminária, que pode chegar a 20 anos. A Londrina Iluminação só utiliza produtos homologados e de alta qualidade, que passam por inspeções e verificações prévias perante os fornecedores.

Até o final de maio, a Prefeitura e a Londrina Iluminação já haviam instalado 31.887 luminárias LED, o que representa mais da metade dos pontos de luz que precisam ser modernizados nos perímetros urbanos de todo o município (incluindo a sede dos distritos, patrimônios e vilas rurais), que é de 61.806 pontos.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.