Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Solenidade, a partir das 9h, inaugura local estruturado para ser sede do Ecossistema de Inovação de Londrina, abrigando aceleradoras, empresas, startups e profissionais liberais, atuantes nos campos de tecnologia e inovação

A cidade de Londrina, que cada vez mais se configura como um polo de inovação e tecnologia, viverá mais um momento histórico. Após 20 anos de espera, o Tecnocentro de Londrina, construído dentro do Parque Tecnológico Francisco Sciarra, na região leste, será inaugurado nesta quinta-feira (26), às 9h.

A solenidade de inauguração acontecerá na sede do espaço, que fica na Rua Damaris Rosa de Menezes Monteiro, 333, e contará com a presença do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, do presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, e do presidente da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento da (CTD), Luciano Kühl.

O Tecnocentro foi estruturado para ser sede do Ecossistema de Inovação de Londrina, abrigando aceleradoras, empresas, startups e profissionais liberais, atuantes nos campos de tecnologia e inovação, em modelo de coworking (espaço compartilhado). Também pretende sediar eventos do ecossistema da cidade como os hackathons, que são os eventos que propõem a inovação por meio de uma disputa positiva de ideias e de ações entre os envolvidos em prol da organização.

O Tecnocentro também será a sede d0a CTD, proprietária do imóvel, que faz a gestão do espaço junto com a Codel. O local possui área total de 3.150 m², divididos em pavimento térreo – que conta com estrutura para laboratório, empresas, recepção, auditório, escritórios, anfiteatro, sanitários, salas de reunião, cozinha e copa, arquivo e administração – e pavimento superior, que possui laboratório, sala de reuniões, recepção, áreas destinadas para empresas e sanitários. Também possui área externa, com estacionamento, áreas técnicas para equipamentos e guarita.

A construção do local teve início em 2002, mas sofreu diversas interrupções. Em 2019, na administração do prefeito Marcelo Belinati, as obras foram retomadas, com a liberação de aproximadamente R$ 2,9 milhões do Governo do Estado, via Secretaria do Desenvolvimento e de Obras Públicas. O Tecnocentro está entre as ações da secretaria estadual definidas como Centros de Desenvolvimento Econômico.

Com isso, a partir de 2019, o município de Londrina executou toda a estrutura do laboratório, o pavimento superior, o anfiteatro, a parte elétrica, reforma do transformador, inserção de refrigeração, piso e iluminação. A Prefeitura investiu mais R$ 932.196,65 em recursos municipais, para a inserção de aparelhos de ar-condicionado no local. A conclusão das obras ocorreu em setembro de 2021 e as instalações do sistema de refrigeração aconteceu no primeiro trimestre de 2022.

O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, afirmou que o Tecnocentro é uma obra de extrema importância para Londrina, que foi idealizada em 1998 e agora sai do papel. “Vai abrigar o Ecossistema de Inovação e fortalecer o ambiente de inovação e tecnologia de Londrina, atraindo mais negócios e desenvolvimento para a cidade”, salientou.

O diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, disse que a entrega do Tecnocentro representa um momento histórico para o Ecossistema de Inovação e para o setor de tecnologia de Londrina. “Nosso município já se destaca por ser um polo tecnológico e todo o setor anseia, desde os anos 2000, pela viabilização do Tecnocentro como um verdadeiro centro de inovação. Agora, viramos esta grande página, e isto certamente será um divisor de águas para o setor de tecnologia de Londrina”, ressaltou.

Moreira informou que, para fazer a gestão estratégica do Tecnocentro, o município fez um planejamento estratégico para que o local se torne o Centro de Inovação de Londrina. “O estudo foi feito pela Fundação CERTI, de Florianópolis e, agora, a segunda fase é estruturar uma Organização Social, na qual a Codel e a CTD pretendem fazer parte, que irá fazer a gestão estratégica do centro”, contou.

O presidente da CTD, Luciano Kühl, explicou que a CTD fará a gestão do prédio, que faz parte do patrimônio da companhia, com o objetivo principal de trabalhar com Govtech (conjunto de infraestruturas, soluções e atores que utilizam a inovação e a tecnologia para melhorar serviços e processos público), e com Smart Cities (sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida).

Segundo Kühl, o Tecnocentro vai congregar as empresas e soluções tecnológicas relativas à Govtec e Smart Cities. “A CTD será a empresa âncora deste ambiente e acreditamos que, por meio deste espaço, pegaremos muitas ideias e inovações criadas dentro do Tecnocentro, por empresas e startups, que poderão ser utilizadas na Prefeitura de Londrina e em outras prefeituras. Por isso, termos um espaço com este, de tecnologia e inovação, é um grande ganho para a CTD, para a cidade de Londrina e para o estado do Paraná, que terá um polo de inovação focado em Govtec e cidades inteligentes”, frisou.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, ressaltou que o Tecnocentro é muito importante para Londrina e que a sua inauguração é fruto de muito trabalho e planejamento. “Nos empenhamos muito para a realização do Tecnocentro, acompanhando cada etapa desse processo. Temos certeza de que esse grande polo de inovação proporcionará importantes avanços tecnológicos e econômicos para a cidade”, enfatizou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.