Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Serviços públicos essenciais continuam normalmente na próxima segunda e terça-feira; sede administrativa volta a atender na quarta-feira, após às 12 horas

Com a aproximação do feriado de Carnaval, celebrado nacionalmente nos dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas (17), a Prefeitura de Londrina informa como ficarão os serviços da administração municipal nos próximos dias. Seguindo as orientações do Governo Federal e o instituído no Decreto Municipal nº 156/2021, publicado na edição n° 4.271 do Jornal Oficial, os serviços essenciais permanecerão em funcionamento.

A sede administrativa da Prefeitura de Londrina estará fechada na segunda-feira (15) e na terça-feira (16) durante todo o dia. Já na quarta-feira (17), os atendimentos serão retomados a partir das 12h. A exceção são aqueles atendimentos específicos realizados mais cedo por algumas secretarias e órgãos, conforme agendamento já feito previamente pelos munícipes interessados.

Saúde

A população continuará tendo à disposição os serviços de urgência e emergência todos os dias, inclusive no final de semana e no feriado. Funcionarão, sem interrupções, atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas Maria Angélica Castoldo (Centro-Oeste) e Francisco de Arruda Leite (Jardim Sabará); CAPS III; Pronto Atendimento Infantil (PAI) e da Maternidade Municipal Lucilla Balallai.

Os Pronto Atendimentos Maria Cecília e União da Vitória também funcionam normalmente, das 7h à 1h da madrugada, e das 7 às 23 horas, respectivamente.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Policlínica, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil e o CAPS AD estarão fechados segunda e terça-feira, e retomarão as atividades na quarta-feira, após às 12 horas.

ACESF

O atendimento funeral prestado pela Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina continua acontecendo 24 horas por dia, normalmente, sem interrupções. Já a sede administrativa do órgão permanecerá fechada nos dias do feriado, sendo que os atendimentos serão retomados na quarta-feira (17), a partir das 8h, conforme os agendamentos prévios.

Fazenda

A Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) permanece fechada na segunda e terça-feira de carnaval. O espaço vai abrir novamente ao público na quarta-feira, a partir das 9h. Vale ressaltar que todos os atendimentos neste local estão sendo prestados, necessariamente, mediante agendamento prévio (no site da Prefeitura de Londrina) . Para dúvidas, o contribuinte pode ligar para 3372-4424.

PROCON

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (PROCON-LD) também segue a determinação municipal e não terá expediente no feriado, retomando as atividades a partir das 12h de quarta-feira. O consumidor que se sentir lesado e desejar fazer uma denúncia ou reclamação pode entrar em contato com o órgão de defesa por meio do e-mail procon@londrina.pr.gov.br ou pelo Facebook (www.facebook.com/ProconLd/).

COHAB

A Companhia de Habitação de Londrina (COHAB-LD) assim como outras repartições municipais não essenciais não terá expediente nos dias 15 e 16. O retorno será na quarta-feira (17), a partir das 8h30.

SINE

A Agência do Trabalhador (SINE) continuará fechada durante o feriado. A população pode encontrar diversas informações e dados no site da agência em Londrina (https://www.londrina.pr.gov.br/sine-geral-smter). O SINE de Londrina retoma o atendimento ao público a partir das 8h de quarta-feira (17). O horário regular é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Agricultura

O Restaurante Popular de Londrina funcionará normalmente tanto na segunda como na terça-feira, no mesmo horário de atendimento diário, das 11h às 14h. O espaço fica localizado na rua Professor João Cândido, 14, ao lado do Terminal Urbano Central.

Os atendimentos administrativos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) cumprem o funcionamento geral da Prefeitura para o carnaval, retornando apenas na quarta-feira (17), às 12h. A exceção são os atendimentos referentes a demandas do Nota do Produtor, que iniciam a partir das 7h30, apenas para quem marcou agendamento prévio.

Segurança

A Guarda Municipal de Londrina (GM) continuará atendendo normalmente durante o ponto facultativo do carnaval. As equipes farão o patrulhamento das áreas públicas, espaços de lazer, parques, praças, lagos, pistas de caminhada, ciclovias, academias ao ar livre e demais espaços similares, bem como o videomonitoramento e as fiscalizações relativas ao cumprimento de decretos relacionados à pandemia do novo Coronavírus.

Este ano, diferentemente dos anteriores, estão proibidas as celebrações e os festejos populares de sexta-feira (12) até a madrugada de quinta-feira (18) e o consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais e em locais públicos ou privados. O mesmo acontece com a realização de reuniões familiares, eventos, confraternizações e similares, com mais de 10 pessoas; a abertura e funcionamento de bares e estabelecimentos semelhantes, e a proibição da realização e prática de esportes coletivos, em locais públicos ou particulares.

A população também precisa ficar atenta ao toque de recolher, das 23h às 5h; o uso obrigatório de máscaras faciais; e ao horário diferenciado para comércio, centros comerciais e shoppings centers. Essas medidas são necessárias para evitar aglomeração e a maior disseminação do vírus causador da Covid-19.

Denúncias

Quem presenciar o descumprimento dessas medidas poderá denunciar para a Guarda Municipal, gratuitamente, pelo telefone 153 ou através do WhatsApp (43) 9 9995-0272. O celular não atende chamadas, mas recebe imagens e vídeos com as denúncias. Ambos os serviços funcionam 24 horas por dia.

Ana Paula Hedler e Renan Oliveira

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.