Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Para executar a obra no trecho entre a Rua da Natureza e a Avenida Portugal, edital de licitação oferece o valor máximo de R$1,6 milhão

A Prefeitura de Londrina lançou nova licitação para recuperação asfáltica da Avenida Dez de Dezembro. A obra compreende uma área de 15.689,84 m², somando as duas pistas da avenida localizadas entre a Rua da Natureza e a Avenida Portugal. E para executar esse serviço, em um prazo de até 150 dias, a Prefeitura oferece o valor de R$ 1.639.404,09. O edital completo da licitação já está disponível no Portal de Licitações do Município.

O trabalho faz parte de um projeto para a recuperação completa do asfalto de toda a Dez de Dezembro, do ponto em que a avenida cruza com a PR-445 até a BR-369. E além de refazer toda a camada asfáltica do trecho, a obra também inclui serviços de drenagem, para melhoria na captação das galerias pluviais, calçadas e nova sinalização viária.

Empresas e consórcios do ramo podem disputar a licitação, na modalidade de Concorrência Pública, deste que cumpram todos os requisitos estipulados no Edital n° 12/2023. As propostas de preço e os documentos de habilitação devem ser encaminhados à Secretaria Municipal de Gestão Pública, até às 13 horas do dia 14 de junho.

Os envelopes, lacrados, serão recebidos pela Comissão de Licitação. A empresa que apresentar o menor preço para execução de todos os serviços será considerada a vencedora da disputa, desde que também cumpra os critérios de habilitação.

Conforme explicou o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, o projeto para recuperação asfáltica da Avenida Dez de Dezembro foi dividido em quatro lotes, sendo que um deles já foi licitado anteriormente e este será o segundo lote. “O último recape completo feito na avenida ocorreu entre 2010 e 2011, ou seja, mais de dez anos atrás. Trata-se de uma das maiores avenidas de Londrina, a segunda maior em extensão, com grande fluxo de veículos. E o serviço que faremos ali deverá ter durabilidade, mantendo boas condições por mais dez anos”, afirmou.

Devido às condições atuais do asfalto das pistas, que está bem deteriorado, será preciso efetuar a fresagem e remoção de borrachudos para, depois, aplicar a nova camada asfáltica. “O asfalto chega em um ponto que não dá para só colocar novo recape por cima da camada atual, senão a vida útil acaba não sendo ideal para a utilização da pista. Então teremos que arrancar aquela parte mais antiga, escarificar, como foi feito na obra da Leste-Oeste, e refazer a pavimentação”, detalhou o secretário municipal de Obras.

Em relação aos serviços de drenagem, que incluem substituição de boca de lobo e adequação de nível dos poços de visita, e das rampas de acessibilidade, Verçosa complementou que serão similares ao trabalho que foi desenvolvido na Avenida Luigi Amorese. “Todos os serviços serão executados para aumentar a durabilidade da pista. A população terá mais segurança para trafegar, com a nova sinalização, e além disso haverá a recuperação de trechos de galeria pluvial”, acrescentou.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, a obra será financiada mediante convênio firmado entre a Prefeitura de Londrina e a Fomento Paraná, com recursos do Paranacidade. “O recape de toda a Dez de Dezembro foi dividido em quatro trechos, e o governo do Estado já autorizou todas as licitações, por isso demos entrada em mais esse processo. Os recursos foram financiados pela Prefeitura, por meio de convênio junto à Fomento Paraná, em uma linha do Paranacidade destinada aos municípios paranaenses para serviços e obras de infraestrutura urbana”, disse.

Canhada complementou que o novo recape trará economia aos cofres públicos, já que a manutenção corretiva é muito mais cara e, dado o grande movimento da avenida, precisaria ser feita com muita frequência. “A Dez de Dezembro é uma avenida importantíssima, que corta Londrina de norte a sul, com um comércio muito forte. Como corta vários bairros densamente habitados, passam por ela milhares de carro por dia. Então essa obra vai trazer mais fluidez ao trânsito e melhorar a segurança, para quem tem veículo ou trafega a pé, e também para o transporte coletivo”, completou.

Empresas interessadas em disputar a licitação podem tirar dúvidas com a Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos da SMGP, pelo e-mail licita@londrina.pr.gov.br .

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.