Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com as novas vagas, passam ser disponibilizadas 7 mil doses da vacina para o sábado; para atender a demanda, município abrirá mais uma unidade escolar, a Escola Municipal Norman Prochet

Devido à alta procura pelo agendamento da vacinação contra a gripe nas cinco escolas municipais que estarão abertas neste sábado (15), das 8h às 18h, a Secretaria de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Educação (SME), ampliou o número de vagas de agendamento e disponibilizou mais uma unidade escolar, a Escola Municipal Norman Prochet, para atender neste dia.

Além das 5 mil vagas de agendamento já preenchidas, o Município disponibiliza mais 2 mil vagas para o sábado, sendo 1 mil para Escola Norman Prochet (Rua Montevideu, 528) e outras 1 mil divididas nas cinco unidades escolares que estarão abertas: E.M. Professor Moacyr Camargo Martins (R. Francisco Gabriel Arruda, 723, Conj. Parigot de Souza I); E.M. Carlos da Costa Branco (Av. Paris, 515, Jardim Piza); E.M. José Garcia Vilar (Rua Pitangueiras, 209, Jardim Panorama); E.M. Arthur Thomas (R. Goiás, 544, Centro); e E.M. Leônidas Sobrinho Porto (Rua Jequitibá, 226, Jardim Leonor).

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que o objetivo da ação é intensificar o ritmo da campanha, oportunizando que mais londrinenses sejam vacinados. “Algumas pessoas não podem comparecer nas unidades de saúde durante a semana, principalmente os familiares que levarão os idosos para serem vacinados. Por isso, abrimos esta agenda extra e optamos pelas unidades de ensino devido ao seu espaço físico amplo, que auxilia os trabalhos”, apontou.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a SME tem auxiliado, desde o início, no processo de vacinação contra a Covid-19 e agora também contra a gripe. “As escolas têm tido um papel muito importante no enfrentamento à pandemia e, mais uma vez, a educação cumpre o seu papel de ajudar a sociedade”, afirmou.

Agendamento

Para ser imunizado neste dia, é necessário fazer o agendamento prévio do horário, no site da Prefeitura (clique aqui). Por outro lado, durante a semana, o agendamento é feito por telefone, na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência do usuário.

A vacinação está acontecendo em todas as UBSs, com exceção das que aplicam exclusivamente as doses contra Covid-19 ou de atendimento para pacientes com sintomas respiratórios. São 38 unidades distribuídas na zona urbana e rural de Londrina, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para conferir os endereços e telefones das UBSs, clique aqui. Semanalmente, as UBSs ofertam aproximadamente 11 mil vagas para os públicos prioritários.

Nesta fase da campanha, podem se vacinar os idosos acima dos 60 anos, os professores que atuam em instituições educacionais públicas e particulares de todos os níveis de ensino, além dos profissionais da saúde, gestantes, puérperas e crianças a partir dos 6 meses até menores de 6 anos.  No caso dos professores, no ato da imunização é necessário apresentar declaração da unidade onde atuam, para comprovar seu vínculo profissional. Os idosos e os profissionais de saúde devem apresentar a carteira de vacina da Covid-19. Os documentos pessoais também devem ser apresentados, por todas as pessoas, no ato da imunização.

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra as três cepas do vírus que tiveram maior circulação recentemente e são da linhagem A H1N1 e H3N2 e B/Victoria. A aplicação é em dose única, exceto para as crianças que receberem a vacina pela primeira vez. Neste caso, os pais ou responsáveis também precisam agendar a segunda dose.

A campanha de vacinação contra a gripe coincide com a imunização contra a Covid-19. A recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.