Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com dimensões readequadas, o circuito agora está com medidas oficiais para receber eventos estaduais e nacionais; intenção é atrair mais visitantes e movimentar o local

Atendendo a reivindicações dos praticantes de aeromodelismo na cidade, a Prefeitura de Londrina revitalizou e ampliou a pista pública destinada a essa prática esportiva e de lazer, localizada às margens do Lago Igapó 2, na rua Senador Souza Naves. Antes muito deteriorado e irregular, o pavimento deste espaço, traçado em pista circular, próximo ao Monumento Bíblico, foi recuperado com a execução de recape asfáltico. Assim, o local agora deixa de oferecer riscos aos frequentadores e miniaturas de aeronaves utilizadas, tornando as atividades mais seguras e confortáveis.

Outra boa novidade aos adeptos do aeromodelismo é que a pista foi ampliada e ganhou nova dimensão, tendo seu raio ampliado de 18 metros para 24 metros. Isto permite que a estrutura agora esteja dentro dos padrões adequados para comportar mais modalidades dentro do mesmo esporte, podendo receber etapas oficiais de eventos, bem como ações e encontros para dar mais visibilidade a essa prática. Com isso, o objetivo é atrair uma quantidade maior de esportistas e visitantes, valorizando ainda mais a região do Lago Igapó 2.

A iniciativa de revitalizar a pista foi elaborada em conjunto pelo presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, e o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, que viabilizou os valores aplicados. A execução dos serviços foi feita pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), com início no dia 17 de novembro e conclusão dia 23.

André Luiz Moreira Peterlini é praticante da modalidade há décadas e um dos representantes do grupo que frequenta regularmente a pista, aos finais de semana, e que agora está reativando a Associação Londrinense de Aeromodelismo VCC (ALOA). O cirurgião dentista, de 46 anos, tem o aeromodelismo como diversão desde os nove. Ele demonstrou alegria e entusiasmo ao ver a renovação da pista pública onde iniciou os voos na infância. “É a realização de um sonho, pois agora temos uma pista em excelentes condições e com medidas oficiais, apropriada para praticar diferentes modalidades e sediar etapas de campeonatos estaduais e até nacionais. A pista é movimentada aos sábados e domingos, estamos bem ativos no momento, e agora ainda mais motivados”, comemorou.

Peterlini frisou que, sem as melhorias realizadas no local, antes não era possível trazer nenhuma etapa oficial para Londrina, a não ser alguns poucos encontros internos. “Essa revitalização feita pela Prefeitura é de grande importância para nós, já que sem os parâmetros corretos não conseguíamos nem mesmo cadastrar e homologar nossa pista nos eventos. A pista estava com uma metragem de 18 metros, então para a categoria de acrobacia aérea, chamada F2B, por exemplo, cujo cabo deve ter 19,30 metros, o avião voava em cima da grama e, para decolagem e pouso, tínhamos que nos deslocar para fora do centro da pista. Agora, com os 24 metros no total, podemos utilizar cabos de até 21 metros, e mais o comprimento de asa do avião, e ainda assim teremos asfalto para pousar tranquilamente”, detalhou.

Para o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, a recuperação dessa área estimulará a mobilização de mais modelistas da cidade e de fora, sendo um novo atrativo local. “O Lago Igapó é um dos nossos grandes cartões postais e vem sendo revitalizado com diversas melhorias, em diferentes pontos, para que a população usufrua de bons momentos de lazer, atividades e descanso. A pista de aeromodelismo estava feia e desgastada, e agora os praticantes poderão curtir o local com muito mais qualidade e liberdade. Londrina já teve campeões em nível nacional e em diferentes categorias nesse esporte, então merece um local de porte apropriado. É um esporte bonito, agradável, que pode ser exercitado ao ar livre e em família. Incentivá-lo ajudará a trazermos visitantes, eventos e a movimentar a economia local”, afirmou.

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, frisou que a ação é importante para o esporte e lazer da cidade, dentro do plano integrado da Prefeitura de apoiar e contemplar diferentes modalidades. “O aeromodelismo já é bem antigo na cidade, o pessoal que gosta e pratica valoriza muito a pista. Para nós, é uma alegria poder colaborar para cuidar melhor deste ponto de lazer. Ao receber as solicitações dos modelistas, buscamos formas de viabilizar as melhorias e o secretário Marcelo Canhada, com sua equipe, deu todo o respaldo e conseguiu coloca-las em execução. A pista já ficará liberada para uso e teremos mais visibilidade. Em breve, a intenção é realizar um evento legal para celebrar a reinauguração oficial do espaço”, destacou.

A pista pública de aeromodelismo em Londrina, às margens do Lago Igapó 2, foi feita em 1972, seguindo o projeto principal de revitalização do Lago Igapó feito pelo renomado paisagista Roberto Burle Marx.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.