Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Gramado será trocado e o espaço ganhará alambrado e calçadas acessíveis no entorno, além de novos mobiliários e trabalhos de paisagismo

Na região norte de Londrina, continuam avançando as obras estruturais de implantação do novo campo de futebol do Jardim Santa Cruz, que irão revitalizar uma área pública anteriormente em condições precárias e sem condições adequadas de uso pela comunidade local. A Prefeitura está realizando uma série de melhorias neste espaço que, em breve, será entregue totalmente repaginado, mais seguro, moderno e iluminado para a prática esportiva e o lazer.

O campo fica na rua Spartaco Ferraresi, nº 40, próximo à avenida Saul Elkind e rodovia João Carlos Strass, e é utilizado para jogos e treinos de futebol. Antes do começo das obras de restauração, iniciadas em outubro de 2023, este local estava com infraestrutura danificada, gramado deteriorado, sem fechamento adequado e com acesso improvisado, tornando a passagem insegura.

A revitalização abrange a troca completa do gramado, que ganhará novas traves e pintura, e um novo alambrado – elemento inédito – cercará adequadamente as quatro linhas. Também serão construídas novas calçadas com acessibilidade, substituindo as antigas áreas de passeio interno e externo, e instalados novos bancos e mobiliários no entorno. O projeto ainda inclui paisagismo com árvores ornamentais, instalação de lixeiras e sinalização.

Após a conclusão das melhorias, a comunidade poderá voltar a utilizar e frequentar a área e contará com um espaço de qualidade, tendo condições de manter escolinhas de futebol e realizar campeonatos. Dessa forma, o local mobilizará e estimulará os moradores a manterem atividades esportivas e saudáveis. Além disso, o bairro ficará mais valorizado e resgatará um espaço de referência.

Para viabilizar todos os serviços, que abrangerão volume de mais de 4 mil m² em execução, a Prefeitura de Londrina investirá cerca de R$ 645.100,00 com recursos próprios. A empresa responsável por executar as ações é a Construtora Stenge, e a fiscalização fica por conta da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), que também elaborou o projeto. A previsão de entrega é para o mês de fevereiro.

Até o momento, já foram concluídas as etapas de terraplenagem, fundação dos alambrados, guias de concreto e plantio de grama do talude. Em andamento, estão a execução dos passeios – interno e externo – e a execução do alambrado, bem como dos bancos de concreto. Posteriormente, terão início o plantio da grama do campo de futebol, o plantio das árvores ornamentais e o fornecimento das traves dos gols e das lixeiras.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, a revitalização dessa área pública é mais uma realização inserida nas políticas voltadas à recuperação dos espaços de esporte e lazer de Londrina, favorecendo diferentes regiões da cidade. “O Jardim Santa Cruz fica bem no coração dos Cinco Conjuntos, perto do Conjunto Maria Cecília, região com milhares de moradores, e o campinho do bairro existe há muitos e muitos anos, onde diferentes gerações já brincaram e jogaram bola. O local, portanto, é um patrimônio afetivo para os moradores e ficou constatado que sua restauração era necessária e importante. O projeto foi elaborado com carinho pela Prefeitura, as obras estão progredindo bem e, em breve, este bairro terá de volta um campo renovado, mais seguro e atrativo aos frequentadores”, afirmou.

Canhada acrescentou que, além dos benefícios estruturais proporcionados pelas obras, este trabalho traz um ganho social no sentido de viabilizar o acesso a um local que estimula a prática esportiva e a convivência comunitária. “Contar com espaços revitalizados é uma forma de incentivar práticas saudáveis e positivas, principalmente entre os jovens. Iniciativas assim contribuem para que as pessoas ocupem seu tempo de forma produtiva. A atual gestão já recuperou várias praças e complexos esportivos e este processo terá continuidade com outros pontos recebendo obras de melhorias”, apontou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.