Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Local vai ofertar serviços de apoio, orientação, consultoria e treinamento para mulheres empreendedoras

A cidade de Londrina agora tem a primeira Sala da Mulher Empreendedora do estado do Paraná e do sul do Brasil, e a terceira no país, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/PR. A inauguração do espaço, que visa fomentar o empreendedorismo feminino e a autonomia financeira da mulher, aconteceu ontem (14) pela manhã. A sala fica na sede da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres (SMPM), localizada na Rua Valparaíso, esquina com a Avenida Higienópolis.

A Sala da Mulher Empreendedora vai ofertar serviços de apoio, orientação, consultoria e treinamento para mulheres empreendedoras – especialmente para aquelas que participam dos cursos ofertados pelo Centro de Oficinas para as Mulheres (COM) – para que elas formalizem e desenvolvam seus negócios. Os serviços serão ministrados por equipe técnica e consultores do Sebrae/PR.

O prefeito Marcelo Belinati agradeceu a parceria com o Sebrae/PR e disse que a Secretaria de Política para as Mulheres de Londrina faz um trabalho muito importante, apoiando o empreendedorismo feminino e às mulheres vítimas de violência doméstica. “Fico muito feliz de estar aqui hoje inaugurando a Sala da Mulher Empreendedora, quando há seis anos discutia-se se a secretaria iria fechar. Há mulheres que não conseguem sair do ciclo de violência doméstica por não terem condições de se manter e de sustentar seus filhos e, muitas vezes, empreender é o caminho para que elas tenham independência financeira e liberdade para escolher seu caminho e serem felizes. Todas as pessoas têm direito de buscar os seus sonhos e é disso que se trata a Sala da Mulher Empreendedora”, apontou.

A secretária municipal de Política para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, ressaltou que a Sala da Mulher Empreendedora vai somar ao trabalho que o Centro de Oficina para Mulheres (COM) já realiza em Londrina. “Trazer o Sebrae para dentro de uma secretaria, para ofertar cursos e orientações, é uma grande conquista para as mulheres e um reconhecimento ao trabalho da SMPM. Qualquer mulher que já empreende ou que deseja empreender pode nos procurar, os horários de atendimentos serão agendados para dar um atendimento individualizado a cada mulher”, afirmou.

O diretor técnico do Sebrae/PR, Cesar Ricetti, enfatizou que esta parceria possibilitará levar serviços de formalização para as mulheres que empreendem e trabalham na informalidade. “Depois da formalização, estas mulheres terão acesso a um conjunto de orientações e serviços do Sebrae e da Prefeitura, que vão desde a preparação do fluxo de caixa, saber comprar e vender, equilibrar contas, separar a conta pessoal da conta da empresa, orientação sobre financiamentos, se for necessário, até sobre o mundo digital, para que elas possam divulgar seus produtos na internet e se inserir no mercado eletrônico. A Sala reúne um conjunto de serviços dedicados à mulher empresária de Londrina”, frisou.

I Feira da Mulher Empreendedora

Nesta segunda-feira (14) também acontece a I Feira da Mulher Empreendedora, reunindo 51 expositoras que levaram produtos e serviços diversificados, como de decoração, artesanato e gastronômicos. A feira permanece aberta ao público até às 17h, na Praça Júlio do Amaral Neto (praça do Mercado Guanabara), em frente à SMPM.

Participam, também, o setor de Educação de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o Senac e instituições de ensino prestando atendimentos de saúde, como aferição de pressão e testes de glicemia.

Uma das empreendedoras que participa da feira é a Sara Elisabeth Cavalheiro, do empreendimento Bellas Bonecas. Segundo ela, participar de eventos e feiras é fundamental para divulgar o trabalho das mulheres empreendedoras e ter renda extra. “Em espaços como este conhecemos mais pessoas, pegamos encomendas e socializamos. Isso é importante até para a nossa saúde mental, porque conhecemos outras mulheres, interagimos, fazemos amizade, e isso é muito bom”, relatou.

Entre os presentes na solenidade, estiveram o vice-prefeito, João Mendonça; o gerente da Regional Norte do Sebrae-PR, Fabrício Bianchi; a gerente do Centro de Oficinas para Mulheres da SMPM, Carina Souza; a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisneia Rampazzo; os vereadores Professora Flávia Cabral, Sônia Gimenez e Eduardo Tominaga; o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, e representantes do Sesc e Senac.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.