Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento do Município firma-se como mais um marco nas relações internacionais de Londrina, para estreitar laços econômicos e culturais e educacionais

Com a presença de cônsules de vários países e autoridades do governo do Estado, foi realizado na quinta-feira (6), o primeiro Londrina Paraná Day, no mesmo dia de abertura da ExpoLondrina 2023. A ação da Prefeitura de Londrina foi organizada pelo Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), em parceria com a Invest Paraná.

O Londrina Paraná Day nasceu com o objetivo de apresentar o potencial de Londrina e do Estado, propondo meios e ações para atrair oportunidades de negócios de outros países. O evento despertou o interesse do governo do Estado, que participou com a presença do diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Rogério Chaves.

No Londrina Paraná Day, Chaves apresentou um vídeo com dados e destacou pontos relevantes do Estado. “O turismo é a chave pra trazer grandes investimentos e gera impacto econômico. A cada 1 dólar investido em turismo, têm-se o retorno de 2,75 dólares. O Estado quer tornar visível o que o Paraná tem de melhor”, detalhou.

O prefeito Marcelo Belinati destacou o potencial da cidade e a empatia que visitantes estrangeiros acabam tendo depois de passarem alguns dias no município. “Não tem quem não venha pra cá e não saia apaixonado por Londrina. Uma cidade com potencialidades como poucas outras do Brasil. Tem tudo o que uma grande cidade oferece, com a qualidade de vida das cidades pequenas”, destacou.

A data escolhida pelo Município para realizar o evento inédito foi proposital, no mesmo dia de abertura da ExpoLondrina 2023. A Feira Agropecuária e Industrial é maior atração da cidade, um dos maiores e principais eventos de agronegócio do país. Com a presença dos cônsules da Alemanha, Espanha e Itália e do prefeito de Toledo, cidade do estado de Ohio (EUA), o  Londrina Paraná Day passa a ter uma exposição mundial através da divulgação feita pelos participantes, levando também a marca ExpoLondrina para outros países e continentes. “Esse evento se firma como mais um marco nas relações internacionais de Londrina, em estreitar laços econômicos e culturais e educacionais”, pontuou o presidente da Codel, Alex Canziani.

Canziani lembrou que, em 2024, Londrina completará 90 anos, e propôs uma edição especial. “Ano que vem, para comemorar os 90 anos da cidade, sugiro reunir todas as cidades coirmãs de Londrina para estarem aqui, e que todos possam fazer esse relacionamento cultural e comercial”, indicou.

Em sua apresentação, o presidente do Instituto exibiu o histórico de Londrina, suas potencialidades, prêmios conquistados e reconhecimentos que tornam hoje, Londrina uma das cidades mais bem posicionadas no país, sendo a mais transparente e a nona em sustentabilidade. A ideia é que as próximas edições do Londrina Paraná Day sejam sempre na semana da ExpoLondrina. “Queremos que esses convidados conheçam a Exposição, sintam a sua força e levem toda a nossa atração para outras partes do mundo”, concluiu.

Dentre as autoridades internacionais presentes, o prefeito de Toledo, nos Estados Unidos, Wade Kapszukiewicz, afirmou, em português, que está feliz com a hospitalidade dos londrinenses e que todos estão convidados a irem visitar a cidade que ele administra.

Ainda participaram da cerimônia, o cônsul Honorário da Alemanha em Rolândia, Adrian von Treuenfels; a cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Martina Hackelberg; cônsul honorário da Espanha, Fernando Kireff; cônsul honorário da Itália, Bruno Veroneze; o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Marcelo El Kadre; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Ângelo Pamplona; presidente da Associação de Intercâmbio Londrina Nishinomiya, Luiz Hiroshi Omoto.

O Londrina Paraná Day contou ainda com a presença da gerente de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Bruna Radaelli; procurador e tesoureiro da Toledo Sister Cities International, Joe Walsh; vice-presidente de Desenvolvimento Internacional da RGP Northwest Ohio, Paul Zito; vice-presidente do Thread Marketing Group, James Rush; presidente do Sindimetal, Marcos Giménez; presidente do Fórum Desenvolve Londrina e CEO da Folha de Londrina, Nicolás Mejía; além de representantes do Sinduscon, Sebrae, AgroValley, Governança de Turismo e da Câmara de Vereadores.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.