Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Suspensos desde março, prazos para defesa da autuação ou processual, recurso de multa e identificação do condutor infrator serão retomados na terça-feira

Em ato executivo editado na última sexta-feira (27), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) retoma a contagem de prazos para processos e procedimentos relativos a infrações que forem cometidas a partir de 1º de dezembro. A decisão reforçou a Resolução 805 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no Diário Oficial da União em 24 de novembro.

Com isso, serviços como identificação de motorista infrator; apresentação de defesa da autuação; recursos de multa e defesa processual passam a vigorar, desta terça-feira (1) em diante, com seus respectivos prazos legais.

Interrompido no dia 20 de março em razão da pandemia de Covid-19, como forma de evitar aglomerações na sede da CMTU, o cálculo normal dos prazos vale para processos e procedimentos iniciados a partir de dezembro. Para as notificações de autuação expedidas entre 20 de março e 30 de novembro de 2020, o período final para apresentação de defesa prévia e de indicação do condutor fica prorrogado até 31 de janeiro de 2021.

Credenciais de estacionamento exclusivo

A validade das carteirinhas de idoso e deficiente físico foi novamente estendida, dessa vez para o dia 31 de dezembro. Esta decisão também foi tomada para ampliar as medidas de contenção e enfrentamento ao coronavírus em Londrina.

O vencimento dos cartões tem sido renovado automaticamente, mês a mês, desde o início da quarentena na cidade. O objetivo é dispensar pessoas acima dos 60 anos, um dos grupos mais vulneráveis ao vírus, de viagens e atendimentos presenciais que poderiam ser evitados.

Com nova ampliação da data, os titulares das credenciais podem continuar a utilizá-las – ainda que vencidas – até o final do ano. A CMTU destaca, no entanto, que a medida administrativa que impede a lavratura do auto de infração nestes casos é válida somente para Londrina. Como o documento pode ser utilizado em todo o território nacional, é possível que, em outros municípios, a utilização do cartão vencido acarrete multa.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.