Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programa é instituído com emendas, da Câmara de Vereadores, que ampliam os benefícios para os contribuintes

O Programa de Regularização Fiscal (PROFIS) 2021 de Prefeitura de Londrina entra em vigor nesta quinta-feira. O programa prevê desconto total ou parcial de multa e de juros para o pagamento de qualquer débito com o município contraído até 31 de maio de 2021.

O prefeito Marcelo Belinati sancionou a Lei nº 13.216/2021, que institui o PROFIS 2021, após aprovação do Projeto de Lei nº 77/2021, em primeiro e segundo turnos, na Câmara de Vereadores, com emendas que ampliam os benefícios para os contribuintes que aderirem ao programa. A Lei foi publicada no Jornal Oficial nº 4.352, de terça-feira (18).

A proposta foi aprovada com duas emendas de autoria dos vereadores Fernando Madureira, Jairo Tamura e Eduardo Tominaga. Uma delas ampliou os descontos nos juros e multa, tanto para pagamento à vista quanto parcelado, e o prazo para pagamento das dívidas, inserindo a possibilidade de parcelamento em até 20 vezes, com 40% de descontos em juros e multa, sendo a última prestação em dezembro de 2022.

Outra emenda ampliou o perdão de 100% nos juros e multa para pagamento à vista para adesões ocorridas até o final de julho, e não mais até junho, como descrito no texto original, ou 90% de desconto para os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado até 30 julho. O projeto de lei original previa 75% de desconto para parcelamentos negociados até esta data.

O secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Peres, explicou que o PROFIS 2021 é uma reedição de programas já implementados pelo Município em anos anteriores. Segundo ele, neste ano, o objetivo principal é ajudar o contribuinte no momento de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. “A medida leva em conta que a situação afetou a capacidade financeira da maioria dos cidadãos brasileiros. Além disso, a iniciativa visa melhorar a arrecadação da dívida ativa do Município, estimulando a quitação de débitos com o poder público”, disse.

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, a previsão de arrecadação, com o PROFIS 2021, é de mais de R$ 48 milhões. Em 2020, foram registradas mais 42 mil adesões e recebidos R$ 77 milhões. O programa prevê concessão de desconto – total ou parcial – de multa moratória e de juros de mora, para o pagamento de qualquer débito tributário ou não-tributário junto ao Município de Londrina. Os valores podem estar inscritos ou não em dívida ativa, constituída ou não, ocorrida até o dia 31 de maio de 2021.

O PROFIS permite que os contribuintes negociem dívidas tributárias – como IPTU, Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e Impostos de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) – e não tributárias, incluindo as multas e autos de infração lavrados por diversos órgãos da administração direta e indireta, como: Secretaria do Ambiente (SEMA), Companhia Municipal de Transito e Urbanização (CMTU) e Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), entre outros.

Confira os descontos nos jutos e multa que o contribuinte pode obter com o Profis:

– 100% para pagamento à vista, ou 90% em até oito parcelas, se a adesão ocorrer até o dia 31 de maio;

– 100% para pagamento à vista, ou 90% em até sete parcelas, para adesões até 30 de junho;

– 100% para pagamento à vista, ou 90% em até seis parcelas, para os que aderirem até 30 de julho;

– 90% para pagamento à vista, ou 80% em até cinco parcelas, até 31 de agosto;

– 90% para pagamento à vista, ou 80% em até quatro parcelas, até 30 de setembro;

– 80% para pagamento à vista, ou 70% em até três parcelas, até 29 de outubro;

– 80% para pagamento à vista, ou 70% em até duas parcelas, até 30 de novembro;

– 70% para pagamento à vista, caso a adesão ocorra até o dia 21 de dezembro, prazo máximo do PROFIS 2021. Neste período, não será possível fazer o pagamento parcelado.

Como aderir

Neste ano, assim como em 2020, a Prefeitura disponibilizou o PROFIS Online, para evitar aglomerações devido à pandemia viral. A intenção é que a maior parte das negociações seja realizada em meio virtual.

Para aderir ao programa basta acessar o portal da Prefeitura www.londrina.pr.gov.br e clicar no banner “PROFIS 2021”, localizado no topo do site. A página está disponível todos os dias, inclusive nos finais de semana, 24 horas por dia.

No portal é possível consultar e parcelar débitos de 2018, 2019, 2020, 2021, ou débitos executados de qualquer ano, além de emitir boleto para pagamento à vista e parcelado. Para dívidas em que não é possível o parcelamento on-line (de 2017 e anteriores que não foram executadas), será necessário se cadastrar como “Usuário Externo” no sistema SEI. Depois fazer um peticionamento e aguardar aprovação do acordo. O cadastramento está disponível na mesma página.

Em último caso, para atendimento presencial, o contribuinte deve agendar um horário, por meio do Agendamento Eletrônico, acesso disponibilizado também no Portal. A Praça de Atendimento da Fazenda fica no térreo da sede administrativa da Prefeitura, localizada na Avenida Duque de Caxias, 635. O atendimento ao público está sendo feito apenas mediante o Agendamento Eletrônico, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Dúvidas e outras informações também podem ser obtidas nos telefones 3372-4424 (a partir das 9 h) e 3372-4290 (a partir das 12 h), em dias de semana, ou pelo e-mail cobranca@londrina.pr.gov.br.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.