Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foram produzidos mais de mil cartas, cartazes, desenhos e outros materiais; reconhecimento emocionou servidores da UBS do Jardim do Sol

Como forma de homenagear e motivar os trabalhadores que estão atuando no enfrentamento da pandemia de Covid-19, as crianças da rede municipal de ensino de Londrina estão demonstrando seu carinho a eles por meio de cartas, cartazes, desenhos e vídeos produzidos em casa. A iniciativa da Prefeitura de Londrina, viabilizada em conjunto pelas secretarias municipais de Educação e de Recursos Humanos, possibilitou a produção de mais de mil materiais, criados em atividades escolares por cerca de cinco mil crianças do ensino fundamental, envolvendo unidades escolares de todas as regiões.

O início da entrega das homenagens às equipes de saúde ocorreu na sexta-feira (30), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim do Sol, na região oeste, um dos pontos exclusivos de vacinação contra o novo coronavírus. O ato simbólico contou com a presença dos secretários municipais de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes; de Recursos Humanos, Julliana Bellusci; de Saúde, Felippe Machado e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada.

As produções dos estudantes contemplam uma série de mensagens de agradecimentos, felicitações, incentivo, força e esperança. O objetivo é possibilitar que os profissionais da saúde possam receber ânimo extra e sentirem-se valorizados pelo importante trabalho prestado à sociedade em um momento de dificuldades e incertezas.

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos propôs à Educação uma ação que mobilizasse as crianças, envolvendo o aprendizado sobre a pandemia de Covid-19, e pudesse ter grande alcance junto aos trabalhadores, que terão a oportunidade de mostrar aos familiares e amigos, além de divulgar em suas redes sociais. Os itens, abrangendo trabalhos individuais e em grupo pelos estudantes, serão encaminhados a locais como a UPA Sabará, equipes das UBSs mobilizadas para vacinação, unidades que atendem casos respiratórios, SAMU, entre outros serviços.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, recebeu uma das cartas e expressou sua alegria e satisfação diante das manifestações de carinho passadas pelos alunos às equipes de saúde. “Tamanho reconhecimento nos emociona e motiva. Foi uma grata surpresa receber os sentimentos dos nossos alunos, uma injeção de ânimo. Vamos destinar os materiais a todos os profissionais de saúde do município, que estão há mais de um ano na linha de frente dessa batalha. Eles seguem firmes mesmo com os medos, angústias e dúvidas gerados pela pandemia, que foi algo novo para todos. Temos que nos orgulhar pelo comprometimento deles, estando à disposição da população, e por todos os atendimentos realizados pela Prefeitura, que não poupou esforços para enfrentar o vírus e proteger as pessoas”, disse.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, contou que os professores da rede incluíram a ação no planejamento escolar e as turmas aceitaram bem a proposta, se envolvendo com entusiasmo. “Recebemos com muito ânimo a proposta do RH da Prefeitura, e os alunos tiveram muita criatividade e capricho para demonstrar seu afeto e gratidão aos profissionais de saúde. Os professores levaram o tema para as aulas, falaram sobre o coronavírus e a pandemia, os cuidados necessários e quem são esses trabalhadores. O resultado é esplêndido e expressa muito bem o carinho empenhado pelas crianças. Aquece nosso coração ver os alunos dando este merecido agradecimento a todos eles. Essa ação poderá ter grande alcance, com os trabalhadores da saúde multiplicando a divulgação”, afirmou.

A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, informou mais detalhes sobre a iniciativa e enfatizou a importância da ação. “Inicialmente, estávamos pensando em fazer uma ação para o Dia do Trabalho e outra envolvendo a saúde mental dos profissionais da saúde na pandemia. Decidimos unir as duas ideias e propor à Educação que os alunos aprendessem mais sobre a pandemia e transmitissem seus sentimentos para motivar esses trabalhadores tão importantes. A ideia foi abraçada com muita vontade. Assim como no Natal existem iniciativas do adulto ‘adotar’ uma criança, pensamos em fazer com que as crianças adotassem essas pessoas. Isso ajuda a valorizar os professores e às equipes de saúde, pessoas que vivem situações adversas nesse período difícil. As mensagens são lindas e vindas de crianças, que também sofrem por não estarem na escola e com seus amigos. É gratificante participar deste momento”, destacou.

Para a enfermeira coordenadora da UBS Jardim do Sol, Claudia Haggi, a emoção foi grande ao receber uma carta trazendo o carinho de uma criança da rede municipal. “Ao ler a mensagem, foi possível ver o quão verdadeiras são as homenagens feitas por elas. Tem um significado especial, um reconhecimento maior do que esperávamos, algo puro vindo de uma criança nos toca. Isso nos traz força e coragem para continuarmos firmes, pois as crianças têm todo o futuro pela frente e sabemos que nosso papel hoje, na pandemia, fará a diferença mais adiante”, contou.

Uma das técnicas de enfermagem da mesma unidade, Renata Paschoal, destacou a felicidade sentida ao ganhar o presente. “Foi uma ótima surpresa receber a carta no meio do trabalho, não esperávamos e não estávamos sabendo disso antes. É muito gostoso ter essa consideração e carinho deles. Nos valoriza e motiva muito, ficamos felizes demais. Tem sido um período cansativo e de muito trabalho, mas vamos conseguir vacinar toda a população”, ressaltou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.