Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Serviço virtual garante o atendimento remoto por profissionais de saúde 24 horas, todos os dias, e está disponível pelo whatsApp (21) 9 7299-4203

Com o objetivo de ampliar as opções para assistência em saúde, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou, na quarta-feira (15), o Programa UPA On-line. Esse serviço virtual prestará atendimento médico e de enfermagem para os londrinenses, sem sair de casa, 24 horas por dia, evitando filas e aglomerações.

Trata-se de um projeto piloto que será testado na cidade por 30 dias, e foi viabilizado mediante parceria firmada pela Prefeitura com a Near Telemedicina, empresa prestadora de serviço de gestão e assistência à saúde. A plataforma deverá realizar até 600 atendimentos por dia, 18 mil em um mês. Atualmente, as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Londrina registram, em média, de 12 a 15 mil atendimentos por mês.

O lançamento do Programa UPA On-line ocorreu no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, que estava acompanhado do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, do presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, e o chefe de Gabinete da Prefeitura, Moacir Sgarioni. Da Near Telemedicina, participaram o médico e gestor Ricardo Cabral, o diretor e advogado Diniz Raposo e Silva, e a diretora de Operações, Amanda Tameirão.

A UPA On-line é um serviço que atende de forma remota, por meio de uma plataforma on-line disponível 24 horas, de forma ininterrupta. Esse atendimento on-line inclui o cadastro do usuário, acolhimento e triagem. Se necessário, pode ser feito o encaminhamento para teleconsulta emergencial ou agendamento de atendimento (virtual ou presencial) com médico clínico-geral ou profissional de saúde.

O serviço esta aberto para toda a população de Londrina, que poderá procurar o atendimento por qualquer tipo de sintoma. O acesso dever ser feito pelo número de WhatsApp (21) 9 7299-4203. O atendimento virtual será realizado por profissionais de saúde fornecidos pela empresa, devidamente habilitados em seus respectivos conselhos de classe, utilizando protocolos clínicos baseados em evidência científica e sem custos para o Município.

Para o prefeito Marcelo Belinati, a UPA On-line será uma forma eficiente de diminuir o tempo de espera nas unidades físicas, especialmente para pacientes com casos de menor gravidade. Além disso, o usuário terá o conforto de realizar a consulta virtual em seu lar, economizando nos gastos de transporte ou deslocamento.

“Quando o paciente chega na UPA ele passa por uma triagem, que vai dizer o nível de gravidade do problema que ele tem. Os níveis maiores, ou seja, os casos mais graves, são atendidos de forma rápida, antes dos casos menos graves. E esses casos menos graves é que estaremos tratando aqui. Até o atestado médico, caso esse paciente precise, será dado on-line; o remédio, se precisar, também será prescrito online. E, se o médico decidir que é preciso uma avaliação mais aprofundada ou algum exame, o paciente será encaminhado até a UPA que estiver mais próxima ou com menor tempo de espera”, frisou o prefeito.

Marcelo comentou que, nos últimos dois anos, a estrutura da telemedicina passou a contar com novas ferramentas e foi de grande ajuda para evitar deslocamentos e aglomerações desnecessárias. “A telemedicina, na pandemia, salvou muitas vidas e teve um avanço muito grande. Creio, até, que no início as pessoas tivessem uma certa restrição, mas a pandemia já mudou essa realidade. Também sabemos que a Near já presta esse serviço para os maiores convênios médicos do Brasil, ou seja, tudo que vocês ofertam nos convênios particulares será ofertado também para a comunidade de Londrina atendida pelo SUS. Deixo a vocês a minha palavra de gratidão por essa trazer essa oportunidade a nossa cidade”, comentou.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, adiantou que, após os 30 dias de teste, o Município irá avaliar a efetividade no serviço público municipal, com relação à adesão e resolutividade. “A partir de hoje, o cidadão londrinense já tem acesso a essa ferramenta, com acesso muito fácil e simplificado, que poderá desafogar os atendimentos presenciais, principalmente de casos mais leves e simples e que são mais de 70% da nossa demanda diária em unidades de Pronto Atendimento. Ao longo dos 30 dias, vamos monitorar a execução desse projeto piloto, analisar os indicadores e, a partir daí, tomar uma decisão quanto à sua continuidade”, explicou.

Na UPA Centro-Oeste, localizada na Avenida Leste Oeste, foi implementada uma área para pacientes que têm quadros de menor complexidade e podem ser atendidos pela UPA On-line. “Pensando nas situações de pessoas com dificuldade em acesso à internet, colocamos na UPA Centro-Oeste um espaço para o cidadão que chegar e optar por esse atendimento virtual. Ali, ele terá orientação dos nossos servidores e acesso rápido a essa ferramenta. A pandemia nos trouxe algumas necessidades, e a telemedicina foi uma grande parceira nesse processo, ainda mais quando observamos aumento substancial de procura em toda rede de saúde. Tivemos uma ótima adesão na telemedicina que implementamos pela Prefeitura, e com certeza esse foi um motivador para ampliarmos essa boa experiência aos serviços de urgência e emergência”, acrescentou Machado.

A parceria com a Near Telemedicina foi viabilizada pela participação da empresa no Edital de Chamamento Público nº 002/2018, do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). Voltada às áreas de inovação e tecnologia, essa ação oferece às startups a oportunidade de implementar seus projetos na administração municipal, por meio de convênios estabelecidos com a Prefeitura.

O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, agradeceu aos diretores da Near por proporem a aplicação da telemedicina em grande escala na rede municipal de saúde. “Parabenizo o prefeito Marcelo, idealizador desse chamamento de ideias inovadoras e um grande apoiador do edital de Soluções Inovadoras. Agradeço ainda o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, que participou dessa implementação e deu toda celeridade para que a Near pudesse aplicar seu serviço em nossa cidade. Fiquei impressionado com o número de pessoas que serão atendidas pela UPA On-line. É uma ideia extremamente produtiva que, assim como outros parceiros que tivemos, certamente será um case para aplicação em outros locais, a nível nacional”, disse.

Como utilizar

Durante o lançamento da UPA On-line, o diretor de Urgência e Emergência em Saúde da SMS, Cleiton José Santana, simulou um primeiro atendimento na plataforma virtual.

Santana destacou que os mesmos pacientes atendidos nas UPAs terão acesso à UPA On-line, ou seja, toda população londrinense a partir dos 12 anos. “É um serviço direcionado a adultos e idosos, seja ocorrência clínica ou de trauma. Recomendamos aos pacientes com queixas como dores crônicas, dor de garganta ou de cabeça, vomito e diarreia sem sinais de desidratação, fraturas antigas, ou seja, situações que não são tão graves. E os atendimentos das crianças permanecem presenciais, no Pronto Atendimento Infantil (PAI)”, detalhou.

Primeiro, o usuário deve abrir o aplicativo WhatsApp e enviar uma mensagem para o (21) 9 7299-4203. Inicialmente, o cidadão será atendido por uma inteligência artificial, que irá coletar as informações pessoais do usuário. Caso seja o primeiro contato, serão solicitados para cadastro dados pessoais como CPF, nome completo, endereço e data de nascimento.

Na sequência, o usuário será transferido para atendimento com a equipe de Enfermagem, que irá questionar o paciente sobre quais sintomas ele apresenta. Se tiver dificuldade ou restrições para digitar, ele poderá enviar mensagens em áudio. A plataforma também oferece intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), basta o usuário enviar uma mensagem solicitando o serviço.

Feita a triagem, deve ocorrer um dos três desfechos seguintes: o paciente receberá a orientação do enfermeiro para seu autocuidado; ou será transferido para uma teleconsulta por videochamada com médico (generalista ou de Família e Comunidade). Neste caso, o profissional poderá prescrever receitas de medicamentos ou atestados de afastamento, de acordo com a necessidade do paciente.

Pode ocorrer ainda o direcionamento para atendimento presencial em unidade de saúde referenciada pelo Município. E, em caso de encaminhamento, o paciente irá receber cópia do prontuário para apresentar na unidade. “O maior número de pessoas que procuram as unidades de urgência, no Brasil inteiro, é de pacientes de baixa gravidade, que poderiam ser atendidos em um ambiente clínico de menor complexidade. A nossa ideia, ao promover o atendimento online, é que esses pacientes permaneçam onde estão, no conforto de suas casas, e sejam devidamente atendidos pelo sistema de saúde”, afirmou o médico Ricardo Cabral, gestor da Near.

Todos os atendimentos são feitos com base nas referências oficiais da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS), e registrados em prontuário clínico.

Dayane Albuquerque e Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.