Programa Economia Solidária lança linha de produtos natalinos nesta quarta (22)
Os empreendimentos solidários iniciam a venda de produtos alimentícios, de artesanato, costura, itens para casa e atendimentos dos serviços de beleza
Nesta quarta-feira (22), o Programa Municipal de Economia Solidária de Londrina realiza o seu tradicional evento de lançamento do Natal 2023, apresentando a nova linha de produtos especialmente criados para o fim do ano pelos empreendimentos econômicos que integram a iniciativa. O encontro irá ocorrer a partir das 10h no Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura, localizado na rua Rio de Janeiro, 1.270, Centro.
No momento do lançamento, os grupos empreendedores farão sessões de degustação e comercializarão uma série de produtos natalinos como panetones, chocotones, biscoitos e doces decorados, chocolates, além dos artigos de artesanato e costura, dentre os quais decorações de natal, acessórios, artesanato e moda para casa, vestuário adulto e infantil, lembranças de Londrina e acessórios como semijoias e bolsas. Também haverá o atendimento dos serviços de beleza feminina, incluindo manicure, pedicure, cabelo e cílios.
Todo o público londrinense está convidado a comparecer no evento que representa um dos ápices do ano para o Programa de Economia Solidária, quando as trabalhadoras e trabalhadores têm a oportunidade de expor e vender suas próprias produções. Ainda é uma forma de compartilhar com os consumidores e apoiadores deste projeto momentos de alegria, descontração e união, recordando as boas memórias e vivências de 2023, com um olhar positivo para 2024.
A comercialização dos itens de Natal segue os princípios solidários que marcam o desenvolvimento dessa política pública, que são preço justo, valorização do saber do trabalhador ou trabalhadora, a geração de trabalho e renda, e o respeito com a diversidade.
Além do Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura e da Casa da Economia Solidária Café e Arte, a economia solidária de Londrina ofertará também o Espaço Araucária – Inclusão e Arte, aos sábados, das 10h às 13h, para retirada dos pedidos da Sacolas Camponesas. Dessa forma, o consumidor solidário terá mais uma opção de fazer sua compra ou encomenda dos produtos da agricultura familiar. Na página do Instagram da Economia Solidária é possível acompanhar o que vem sendo produzido e os locais de comercialização.
Já na área da alimentação a Cantina Pé Vermelho funciona diariamente na sede da Prefeitura de Londrina, das 10h às 18h. Localizada no espaço ao ar livre do piso térreo do prédio, a cantina está servindo salgados, doces, almoços, bebidas, produtos com restrição ao glúten. Todos os produtos são alta qualidade, a preço justo, e produzido pelas próprias trabalhadoras da Economia Solidária.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, essa é uma época do ano muito favorável aos empreendimentos solidários e também propícia para que o público conheça melhor o que é desenvolvido dentro deste programa municipal. “O lançamento do Natal da Economia Solidária já é tradicional na cidade e ajuda a divulgar tudo o que é produzido pelas equipes atendidas pela SMAS juntamente com a Cáritas. São produtos diversificados e de grande qualidade, feitos artesanalmente e com grande carinho nos empreendimentos que fazem parte do nosso projeto de inclusão produtiva, gerando oportunidades e renda, promovendo cidadania e inclusão social. Todos estão convidados para o evento de lançamento, venham consumir de forma consciente e ter acesso a opções muito legais de presentes nesse período”, disse.
A coordenadora da equipe que desenvolve o projeto de Inclusão Produtiva da Economia Solidária, Soraya Garcia, também coordenadora da Cáritas de Londrina, contou que o processo de organização e planejamento da coleção anual de Natal começa vários meses antes da reta final do ano. “Lá pelo meio do ano nós já passamos a mobilizar o pessoal, pensar e organizar as produções, analisar quais grupos precisam de fomento e estudar a elaboração das ações. Como no ano anterior, temos objetos de decoração temáticos, presentes variados para todas as idades e produtos alimentícios especiais dessa época do ano. Os empreendimentos se organizam com apoio da equipe técnica da Cáritas de Londrina e a Secretaria Municipal de Assistência Social faz o financiamento e acompanhamento da execução do projeto, feito em parceria por meio de Chamamento Público”, informou.
Segundo ela, toda a renda que é fruto da comercialização dos produtos é revertida 100% para os artesãos que integram os grupos solidários do programa. “Na época do Natal temos um grande número de vendas na cidade, o que impacta positivamente a vida das pessoas atendidas por nós nesta iniciativa. As trabalhadoras e trabalhadores se envolvem e se dedicam bastante, sendo diretamente beneficiados pelos resultados das vendas. Eles participam de todas as etapas conosco, desde a forma de planejar a coleção nova, fazer a decoração dos locais de exposição e vendas, cuidar da divulgação. Estão lado a lado da equipe técnica e gestora em cada momento”, relatou Garcia.
O Programa Municipal de Economia Solidária é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do seu Projeto de Inclusão Produtiva, em parceria com a Cáritas de Londrina.
Pontos de venda do Natal da Economia Solidária 2023
Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura
Rua Rio de Janeiro, 1270 – Telefone (43) 3378-0577
Segunda a sexta, das 9h às 17h
Itens a serem comercializados: Artesanato e costura: artesanatos de cama, mesa e banho, peças únicas de trabalhos manuais de itens domésticos e decoração de interiores e exteriores, semi jóias, enxoval de bebê, roupas infantis e jogos interativos em madeira. Alimentos como panetone, chocotone, biscoitos temáticos, bebidas, salgados. Espaço da alimentação: Venda de artigos natalinos como panetone, chocotone, biscoitos e doces natalinos, café em pó, salgados fritos e assados, chocolates, bebidas. Espaço da beleza: Manicure, pedicure, cabeleireira, escova, tintura, extensão de cílios, design de sobrancelhas, depilação.
Casa da Economia Solidária Café e Arte
Rua Prof. João Cândido, Praça 7 de setembro – Centro
Tel (43) 3378-0423
Segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h
Itens a serem comercializados: artesanatos de cama, mesa e banho, peças únicas de trabalhos manuais de itens domésticos e decoração de interiores e exteriores, semi jóias, enxoval de bebê, roupas infantis e jogos interativos em madeira.
Espaço Araucária – Inclusão e Arte
Rua Guararapes, 331 – Jardim Higienópolis
Aberto aos sábados, das 10h às 13h
Retirada dos pedidos das sacolas camponesas e exposição de itens do artesanato e corte/costura.
Café Pé Vermelho
Prefeitura Municipal de Londrina
Aberto de segunda a sexta, das 10h às 18h
Dia das Flores no Espaço Araucária – Inclusão e arte
Aos sábados das 10h às 13h
Itens a serem comercializados: Plantas ornamentais, cactos, suculentas, terrários e flores.
NCPML
#JornalUniãoLeia também: