Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa foi conduzida em parceria entre o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e o Senac

Quase 130 alunos se formaram na segunda-feira (11) no programa Empregatech, promovido pela Prefeitura, através do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), em parceria com o Senac. Realizada ao longo do ano, a iniciativa proporcionou qualificação profissional gratuita para jovens entre 17 e 25 anos, na área de Tecnologia da Informação.

Com carga horária de 240 horas, o programa ofereceu inicialmente 200 vagas, divididas em turmas de 25 estudantes. Entre os conhecimentos abordados, estiveram aulas de inglês e de programação na linguagem Java (back-end e front-end), bem como orientações sobre como se comportar em uma entrevista de emprego e como fazer um currículo. Além do conteúdo trabalhado em sala de aula, os jovens participaram de visitas técnicas a empresas de tecnologia da cidade. Os estudantes com as melhores notas foram presenteados com um notebook, cedido pela TI Paraná.

Durante a cerimônia de formatura, conduzida no auditório do Senac Centro (Rua Raposo Tavares, 894), o prefeito Marcelo Belinati parabenizou os jovens e destacou que o mercado de trabalho de Londrina está muito aquecido, com uma grande demanda por mão de obra qualificada.

 “Londrina está vivendo um momento fantástico nos últimos anos, com muitas empresas de grande porte vindo para cá e obras por toda parte, tanto que temos até profissionais de outros estados vindo trabalhar aqui. Um dos destaques da nossa cidade é a área de tecnologia da informação, em que Londrina hoje é referência no Brasil e no mundo, contando com unidades de gigantes como a TCS e a Atos. Temos um grande número de vagas de emprego e de oportunidades, e para muita gente que quer trabalhar, às vezes o que falta é só o detalhe de ter um curso ou formação na área”, disse Marcelo.

O presidente da Codel, Alex Canziani, elogiou a perseverança e a resiliência de todos os alunos que concluíram o curso, e agradeceu ao Senac Londrina pela parceria. “Temos muitas empresas que estão em busca de profissionais de qualidade, e eu tenho certeza que vocês escolheram um caminho muito sério e isso vai trazer resultados muito bons para a vida de vocês. É importante frisar que o Senac tem sido um grande parceiro da Prefeitura, e queremos continuar a atuar em conjunto, para que possamos formar cada vez mais mão de obra não só para o segmento de TIC como também para outras áreas. O prefeito Marcelo Belinati tem se engajado muito nesse sentido, pois uma de suas prioridades é formar trabalhadores capacitados para atender o mercado de Londrina”, sublinhou.

Conforme o diretor regional do Senac Paraná, Sidnei Lopes de Oliveira, poucos municípios estão dispostos a firmar esse tipo de parceria, que leva educação de qualidade e sem custo para a população.

“A educação transforma a sociedade, e quando as pessoas têm acesso à formação profissional, a gente não as perde para a ignorância, a pobreza, as drogas e outros problemas sérios. Quando uma pessoa adquire conhecimento e consegue uma profissão melhor, se desenvolvendo e progredindo, isso melhora a vida de sua família e de toda a comunidade”, realçou Oliveira.

O jovem Luiz Felipe Laurentino, que está entre os formandos do curso, contou que trabalha com tecnologia há cerca de um ano e meio. Laurentino é um dos colaboradores do grupo Tata, onde atua na área de help desk, prestando atendimento aos usuários. “Entrei nesse curso porque a área de tecnologia demanda uma capacitação contínua do profissional. Então, vi nessa formação uma oportunidade de me especializar e aprender a parte de programação, que ainda era desconhecida para mim. Tenho certeza que essa capacitação vai abrir muitas portas para mim, assim como para os outros participantes”, finalizou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.