Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Numa parceria entre Prefeitura e Sebrae Paraná, empresários da cidade vão receber treinamentos nas áreas de transformação digital, inovação e gestão

Foi lançado ontem (14), o programa Londrina Inovadora, que tem como objetivo desenvolver empresários nas áreas de transformação digital, inovação e gestão, e fortalecer o ecossistema de inovação da cidade. As ações serão realizadas por meio de convênio entre a Prefeitura de Londrina e Sebrae Paraná, que foi firmado, nesta manhã, na sede da gestão municipal. As ações vão ocorrer ao longo de todo o ano e serão divulgadas aos empresários conforme o cronograma.

O programa contemplará a capacitação de 6,1 empresários londrinenses a partir de abril. Na programação, workshops de inovação; consultorias individuais nas áreas de planejamento, finanças e marketing; seminário de transformação digital; palestras sobre tendências de consumo, que vão nortear os empresários a se prepararem para a nova economia; oficinas de vendas, crédito, marketing digital e de gestão financeira. Também haverá espaço para atendimento de pessoas que desejam começar a empreender ou já empreendam, mas desejam iniciar um novo negócio.

Outra novidade será o treinamento de 600 líderes municipais, que ocupam cargos na gestão pública, nas governanças setoriais ou que ainda não integram o ecossistema, mas desempenham um papel de liderança estratégica na sociedade civil. A intenção é fomentar o desenvolvimento de habilidades indispensáveis entre gestores municipais e outros líderes para que eles sejam os protagonistas do desenvolvimento local. A etapa da formação de lideranças será encerrada com um encontro estadual, em agosto, em Curitiba.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná, Fernando Moraes, diz que o programa vai fortalecer ainda mais a inovação e o ecossistema de Londrina. Crédito: Emerson Dias/Prefeitura de Londrina.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná, Fernando Moraes, destaca a importância de mais essa parceria com a Prefeitura e diz que o programa vem para aprimorar, com apoio das governanças já estabelecidas, a vocação de Londrina para a inovação. “Esse programa vai fortalecer a cidade, que já tem um dos maiores ecossistemas de inovação do país”, ressalta. Para Moraes, a capacitação do secretariado municipal também será importante para que os gestores estejam alinhados com as governanças locais.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, destaca que a gestão municipal investiu R$ 300 mil no financiamento das ações e já tem o mesmo montante previsto para 2023. “É uma iniciativa fantástica, porque coloca Londrina num patamar diferenciado, como grande polo de inovação e tecnologia”, afirma. Na avaliação de Belinati, o atendimento a empresários, que será oferecido pelo Londrina Inovadora, fará com que eles gerem renda e emprego e movimentem a economia. “É uma união do poder público com as entidades e instituições, setor empresarial, para alavancar o crescimento de Londrina”, pontua.

O ecossistema de inovação de Londrina é formado por 10 governanças setoriais, sendo que oito delas foram criadas após o planejamento realizado pela Fundação CERTI, em 2018. Hoje, a cidade possui mais de 40 ambientes de inovação, são 5 Aceleradoras, 2 Incubadoras, 16 Coworkings, 4 Espaços de Inovação, 11 Instituições de Ensino Superior (IES), 3 Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI), e 2 Parques Tecnológicos. Londrina soma, ainda, cerca de 300 startups ao ecossistema local.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema "Construir o futuro é fazer história". Denominado ´, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Asimp/Sebrae Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.