Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é aumentar a empregabilidade das mulheres, que estão em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação profissional; iniciativa tem apoio da Prefeitura

As mulheres acima de 21 anos que atuam no setor de transportes estão convidadas para participar do Programa Qualifica Mulher para o Transporte, promovido pelo Sest/Senat em parceria com Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), com apoio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina (SMPM). 

O objetivo é aumentar a empregabilidade das mulheres, que estão em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação profissional, do empreendedorismo e da autonomia financeira. Assim, espera-se ajudá-las na inserção no mundo do trabalho, através do setor de transporte. 

Para isso, ao todo, a atividade terá 98 horas de duração e será dividida em três etapas, sendo a primeira delas uma palestra com o tema homônimo e outra sobre “Mulher do Transporte, SIM! E daí?”. Elas acontecerão no dia 30 de junho, às 15h, com transmissão pelo canal do Sest/Senat no Youtube (veja aqui). Para participar é preciso se inscrever antecipadamente e confirmar a presença. O formulário de inscrição está disponível na internet. Basta clicar aqui. A segunda fase do programa será um curso on-line, com duração de 30 horas e a terceira será um curso presencial para 15 mulheres, na sede do Sest/Senat.

A diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, explicou que para participar das atividades é preciso ter 21 anos ou mais e a carteira de habilitação D, que permite dirigir veículos de transporte de passageiros que comportem mais de oito passageiros, como ônibus, micro-ônibus e vans. “O projeto é para todos, aberto a capitais, estados e municípios. Ao todo são três fases, onde a primeira é a palestra sobre as oportunidades para mulheres no segmento do transporte. Depois vamos abrir um curso de alta performance no transporte, de forma virtual, e por fim, teremos curso prático presencial. Estamos divulgando para as nossas mulheres dos serviços da Secretaria, como a Casa Abrigo, o Centro de Oficinas e outros, porque a ideia é atingir também esse público”, disse.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, lembrou dos desafios que as mulheres ainda enfrentam neste segmento, que é predominantemente masculino e ainda contém muitos preconceitos. “As mulheres que atuam no segmento dos transportes enfrentam diversos desafios, que vão além daqueles que já conhecidos por nós mulheres, que é o de conciliar o trabalho doméstico com o feito fora de casa, porque elas estão inseridas em um universo masculino, carregado de preconceitos e estigmas, onde muitos ainda se surpreendem ao ver uma mulher pilotando um avião ou dirigindo uma carreta. Por isso, é muito importante divulgarmos esse curso, porque é preciso dar voz a essas profissionais e esse ramo de trabalho, que é mais uma oportunidade de profissionalização para as mulheres também”, afirmou Fernandes.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.