Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa proíbe a emissão de ruídos por automóveis e motocicletas, fora das normas em vigor em Londrina, visando dar paz e sossego aos cidadãos londrinenses

O prefeito Marcelo Belinati concedeu, na segunda-feira (26), entrevista coletiva para falar sobre o Projeto de Lei (PL) que estabelece o controle da poluição sonora veicular e proíbe a emissão de ruídos por automóveis e motocicletas, e outros veículos, fora das normas em vigor em Londrina. A coletiva aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a presença dos secretários de Defesa Social, Pedro Ramos, e do Ambiente, Ronaldo Siena, além do presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez.

O PL foi assinado pelo prefeito durante a coletiva e encaminhado à Câmara de Vereadores, pelas mãos do vereador Jairo Tamura, presidente da Câmara, que também esteve presente na coletiva, acompanhado pelos vereadores Fernando Madureira, líder do prefeito no legislativo, e Matheus Thum. De acordo com o texto do Projeto, serão adotados as diretrizes gerais e os limites de emissão de ruídos veiculares previstos pela Resolução nº 2, de 11 de fevereiro de 1993, e a de nº 418, de 25 de novembro de 2009, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

A justificativa do projeto aponta que, segundo a Organização mundial da Saúde (OMS), o ruído acima de 85 decibéis já passa a ser nocivo à saúde. E pesquisa indica que o ruído sonoro emitido por uma motocicleta com  escapamento adulterado, pode chegar a 118 decibéis, causando assim diversos problemas, por isso a necessidade da Lei.

O prefeito Marcelo Belinati destacou que o projeto de lei visa dar paz e sossego aos cidadãos londrinenses. “Temos executado um conjunto de leis, neste sentido, como a Lei Seca, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas a partir das 22 horas, e a lei que proíbe fogos de artifício com barulho, e agora esse projeto de lei, que vai coibir a circulação de veículos que foram adulterados para fazer barulho, em desacordo com a lei”, afirmou.

O prefeito explicou que o barulho destes veículos incomoda famílias que têm crianças pequenas, idosos, hospitais, casas de repouso, animais, e tem sido uma queixa reiterada, da população de toda a cidade, e por isso deve ser uma prática coibida. “Aos donos dos veículos que estão com o escapamento adulterado, sugiro que corrijam para não correr o risco de parar em uma blitz e ter o seu veículo apreendido”, disse.

O presidente da CMTU, Marcelo Cortez, enfatizou que o município tem feito um conjunto de ações relacionadas ao trânsito, em conjunto com a Guarda Municipal. “Nossa preocupação é dar conforto e segurança para as pessoas. Por isso, temos feitos diversos investimentos, neste sentido, e esta é mais uma ação da administração do prefeito Marcelo, para que possamos dar uma reposta efetiva e positiva para a sociedade, tendo a certeza de que a prefeitura está atuando ativamente em prol do cidadão de bem”, apontou.

Segundo o secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, esta é mais uma ação da Prefeitura que vem para valorizar a qualidade de vida da população da cidade de Londrina. “As pessoas e os animais domésticos sofrem como esse tipo de problema, por isso a importância desta medida. A SEMA estará atuando em conjunto com a CMTU e a Guarda Municipal, para que a aplicabilidade da lei seja cumprida”, garantiu.

O secretário de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, lembrou que tão logo assumiu a pasta recebeu, do prefeito, uma determinação para tomar algumas medidas relacionadas a demandas que vinham incomodando a população, entre elas a perturbação do sossego. “Temos o registro, na central da Guarda, das reclamações de inúmeras pessoas que têm filhos autistas, ou idosos, crianças, pessoas com comorbidades, entre outras, hospitais e outros estabelecimentos, relacionadas a barulhos. Agora, com essa postura do Município, poderemos atuar de forma mais incisiva neste sentido. A ideia é ir ao encontro daquilo que a população pede, levando sossego para as pessoas de bem”, frisou.

O vereador Jairo Tamura, em nome da Câmara Municipal, parabenizou o prefeito pela iniciativa e disse que recebe o projeto de lei com muita satisfação. “É uma ação em prol da qualidade de vida. É importante demonstrarmos que o direito das pessoas têm que ser respeitados. Quando temos motocicletas adulteradas, justamente para fazer barulho, que incomodam o próximo, temos que coibir”, destacou.

Aplicabilidade

Constatada a infração aos limites estabelecidos pela legislação, será aplicada ao infrator a multa de R$ 500,00. Em caso de reincidência, a multa será cobrada em dobro.  Além disso, se o escapamento não for corrigido no ato da aplicação da multa, ele será apreendido e levado para um pátio, até que a situação seja regularizada, com cobrança de multa diária da ocupação do depósito, além das despesas decorrentes do guincho utilizado para o transporte do veículo. 

A fiscalização ficará a cargo da Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal, SEMA e CMTU, que vão seguir as diretrizes do CONAMA. O projeto não substituirá as infrações de trânsito, crimes ambientais e contravenções penais. Estão dispensados do cumprimento da Lei, ambulâncias, veículos utilizados pelos órgãos de segurança pública, veículos militares, veículos de competições devidamente autorizadas, maquinário agrícola e máquinas utilizadas na terraplenagem e pavimentação.

O marco legal, para que as medidas sejam implementadas, já está sendo construído. O município está finalizando o processo licitatório para garantir a implantação, operação e gestão de um pátio (depósito), onde ficarão os veículos recolhidos, com a contratação de uma empresa que vai ficar responsável pelo guincho, monitoramento, retirada de circulação destes veículos e a guarda dos mesmos, além de leilão, caso necessário. O pátio não trará nenhum custo para o Município, ao contrário, a empresa contratada pagará uma taxa, ao município, por cada veículo apreendido.

A Prefeitura também está adquirindo decibelímetros e etilômetros, que vão medir o barulho dos escapamentos dos veículos e constatar se pessoa está dirigindo embriagada, respectivamente. Além disso, 42 guardas municipais foram qualificados, a fim de que eles prestem apoio à CMTU na área do trânsito.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.