Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Acolher pessoas quer perderam familiares ou amigos para Covid e contribuir para diminuir o sofrimento, com apoio psicológico, orientações e estímulo na superação da dor. É o projeto “Lutando pela vida”, oferecido gratuitamente à comunidade por três alunos do 5º ano de Psicologia da UniFil, com supervisão de professores e profissionais.

 “O luto pelo familiar ou alguém próximo é ainda mais dolorido e difícil sem a despedida. A pandemia, o distanciamento social, as regras de isolamento frente a um possível contágio e o estigma de quem está com sintomas, afetam ainda mais a saúde mental. A Psicologia pode ajudar com a escuta, para as pessoas exteriorizarem sentimentos de dor, angústia e outros que muitas vezes ficam represados e fazem o indivíduo sofrer muito mais”, argumentam Isabela Cardoso, Lucas Dieguez e Léia Batista.

Eles vão iniciar o primeiro grupo na próxima quinta-feira (dia 25), com atendimento online de uma hora e meia. O projeto prevê encontros em seis semanas, sempre das 19 às 20h30, com adultos. “O desabafo, as trocas de experiências e os momentos de reflexão são importantes neste momento. Não se trata de terapia, mas acolhimento humanizado e fortalecimento individual com a utilização de técnicas de psicoeducação”, explica a professora doutora Patrícia Lessa, coordenadora de Psicologia da UniFil e orientadora da iniciativa.

Como estagiários do projeto em Saúde Comportamental, os alunos também poderão analisar as diferentes reações psicológicas das pessoas diante do luto. “Queremos ajudar com ombro amigo e embasamento da Psicologia, colaborando na recuperação de ânimo e forças para a sequência da vida”, dizem os estudantes. Os participantes também vão receber informações sobre outros temas que podem melhorar na reabilitação de curados de Covid, como nutrição, fisioterapia e outras áreas de saúde

As sessões serão realizadas pelo aplicativo google meet. Mais informações e inscrições (43) 99989-3434 (whatsapp) ou isacardososouza@hotmail.com.

Asimp/UniFil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.