Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação é desenvolvida pela Guarda Municipal, resultado de uma parceria de sucesso entre as secretarias municipais de Defesa Social e de Educação

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), concluiu na última semana o ciclo de formaturas da 9ª edição do projeto social Guarda Municipal Mirim (GMM), que neste ano forneceu a certificação a 235 crianças. O projeto é desenvolvido para os alunos das turmas dos quartos anos das escolas municipais da cidade desde 2014.

Durante um período de quatro meses, em encontros semanais, os alunos receberam palestras sobre temas da atualidade como prevenção ao bullying, drogas, segurança no trânsito e perigos da internet, entre outros assuntos. As crianças também tiveram contato com a  prática da “Ordem Unida”, que é utilizada para ensinar organização e incorporar a disciplina ao cotidiano dos alunos.

Na última quarta-feira (29), a solenidade de formatura aconteceu na Escola Municipal Odilon Gonçalves Nocetti, região oeste. Na ocasião, 44 alunos de duas turmas receberam a certificação por terem participado de 17 horas de instruções.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, esteve presente à formatura de quarta-feira e avaliou positivamente o trabalho. “A nossa Guarda Municipal, que é tão importante para a cidade, veio reforçar o que as professoras maravilhosas falam todos os dias aos alunos. As crianças tiveram uma oportunidade incrível de aprender coisas que nunca vão esquecer. Graças a Deus, neste dia 29 de novembro, todos deram um passo muito importante para serem pessoas cada vez melhores. Quero agradecer muito ao coronel pela parceria de sempre da Guarda com a Educação”, reforçou.

O secretário municipal de Defesa Social, Coronel Pedro Ramos, destacou a importância desse cuidado com os futuros cidadãos. “De vez em quando, a gente precisa se olhar e se enxergar como criança para poder entendê-las e para poder ajudá-las. A nossa preocupação aqui é com a educação, naturalmente. A Guarda Municipal não faz esse projeto por obrigação, mas por entender que se a gente educar as pessoas, no melhor sentido do termo educação, nós vamos evitar lá na frente uma atuação da polícia, uma atuação da guarda. Se a gente educar uma criança, ela vai disseminar aquilo que aprendeu”, frisou.

Ao final de sua fala, Ramos deixou uma mensagem para os alunos. “Crianças, passem todos os ensinamentos que vocês aprenderam para os coleguinhas ao seu lado através do exemplo, sem a imposição”.

A diretora da Escola Municipal Odilon Gonçalves Nocetti, Carla Lais Sartori Montanher, se disse muito satisfeita com os resultados da iniciativa. “O projeto aqui na escola foi muito bem visto. Alguns alunos às vezes esquecem de trazer os materiais escolares, mas eu acho muito interessante que, no dia do projeto, eles colocavam a camiseta do projeto e não esqueciam nada. Eles ficavam ansiosos por isso, querendo mesmo participar. Daí a gente vê que a disciplina é importante”, disse.

E.M. Eurides Cunha

Na última quinta-feira (30), a Escola Municipal Eurides Cunha recebeu a última solenidade de formatura do ciclo de 2023. Na ocasião, 58 alunos de duas turmas dos quartos anos receberam a certificação por parte da equipe da Guarda Escolar.

A diretora da escola, Cristiane Portugal Pozatto, salientou os benefícios trazidos pelas atividades. “Ao longo deste segundo semestre, presenciamos o desenvolvimento e a transformação dessas crianças em cidadãos exemplares, comprometidos com o bem-estar da nossa comunidade. Durante os quatro meses de atividades, essas crianças se engajaram em aprender os valores fundamentais da cidadania, disciplina, respeito e responsabilidade. A Guarda Municipal Mirim é mais do que um projeto, é uma oportunidade de formar futuros líderes e agentes de transformação em nossa sociedade”, afirmou.

A Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) está realizando o planejamento para o ano de 2024 e pretende iniciar novos atendimentos por meio da iniciativa a partir do mês de fevereiro, após a finalização das tratativas com a Secretaria Municipal de Educação.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.