Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa é da vereadora Lenir de Assis (Partido dos Trabalhadores) em homenagem ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher; as outras seis vereadoras assinam a proposta

A vereadora Lenir de Assis (Partido dos Trabalhadores) apresentou à Câmara de Londrina, projeto de lei (30/2021) que prevê, no mínimo, 50% de representação feminina nos conselhos de controle social, de defesa de direito, de política setorial, nas conferências entre outros espaços de poder. A proposta é assinada, também, pelas outras vereadoras da casa: Daniele Ziober, Flávia Cabral, Jessicão, Lu de Oliveira, Mara Boca Aberta e Sônia Gimenez. O projeto de lei foi protocolado na semana passada e despachado para parecer das comissões da Casa.

Lenir de Assis explica que apresentou o projeto para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem (dia 8). Ela destaca que as mulheres conquistaram muitas coisas nas últimas décadas, mas que essas conquistas precisam avançar. “Não basta somente conquistar. É preciso manter essas conquistas, visto que estamos vivendo um período de retrocesso. Estamos perdendo benefícios básicos e, nesse contexto, as mulheres são fundamentalmente as primeiras a sofrerem com a retirada de direitos.”

Na justificativa do projeto, Lenir de Assis afirma que o debate sobre a necessidade de promover o acesso das mulheres às instâncias deliberativas e participativas não é novidade e floresceu no âmbito internacional. “De uma forma geral, suas raízes podem ser encontradas na própria busca pela igualdade de condições entre homens e mulheres, entendimento propagado a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na década de 40”, assinala o projeto.

Atualmente, Londrina conta com 27 conselhos municipais: Alimentação Escolar; Assistência Social; Cidade; Ciência e Tecnologia; Cultura; Cultura da Paz; Desenvolvimento Rural; Direitos da Criança e do Adolescente; Direitos da Mulher; Direitos da Pessoa com Deficiência; Direitos do Idoso; Educação; FUNDEB; Habitação; Juventude; Meio Ambiente; Políticas Públicas sobre Álcool e Outras Drogas; Preservação do Patrimônio Cultural; Promoção da Igualdade Racial; Proteção e Defesa do Consumidor; Proteção e Defesa dos Animais; Saneamento; Saúde; Segurança Alimentar e Nutricional; Trabalho, Emprego e Renda; Transparência e Controle Social; e Turismo.

Lenir de Assis lembra que 2021 é um ano de realização de muitas conferências municipais que promovem a renovação da composição dos conselhos. “Este momento é oportuno para suscitar esse debate. Ainda, a aprovação do presente projeto de Lei neste ano, apresenta-se como uma oportunidade para aperfeiçoar o processo de eleição de futuros conselheiros(as), visando garantir a equidade de condições para o acesso ao controle social do Município de Londrina.”

Reinaldo C. Zanardi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.