Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade, e será na sexta-feira (27), das 9h às 11h; interessados podem se inscrever pelo telefone (43) 3375-0334

O projeto Troca de Saberes oferece um momento cultural e de alegria para a comunidade na sexta-feira (27), das 9h às 11h, como conclusão das atividades de seu módulo sobre tradições japonesas, iniciado no dia 4 de outubro. Na ocasião, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) “Benedito Camargo Sobrinho”, da região oeste, localizado na Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes, realizará o evento “CCI Matsuri”. A ação é gratuita e aberta a pessoas de todas as idades, e quem quiser participar deve se inscrever previamente pelo telefone (43) 3375-0334.

Entre outras atrações, serão conduzidas apresentações culturais da dança folclórica bon odori e de música japonesa. Também haverá um mural composto por réplicas de papel das sakuras (flores de cerejeira) e origamis representando o tsuru (grou), ave associada na cultura nipônica à saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna. Os trabalhos que serão expostos foram feitos durante as oficinas anteriores do módulo. Será servido ainda um lanche compartilhado, e quem desejar pode levar doces, salgados, suco ou refrigerante.

Composto por cinco oficinas realizadas semanalmente em outubro, o atual módulo do Troca de Saberes envolve atividades como rodas de conversa, bon odori, origami, canções tradicionais e culinária japonesa. Antes do evento de encerramento, haverá ainda uma atividade nesta quarta-feira (25), das 9h às 11h, em que, além da prática do bon odori, será abordado o preparo de dois pratos típicos, o sushi e tsukemono (conserva de pepino). Para participar, é preciso se inscrever pelo telefone (43) 3375-0334.

A proposta do projeto Troca de Saberes é proporcionar momentos de intercâmbios intergeracionais, em que os idosos participantes do projeto compartilham seus conhecimentos e assumem um papel de protagonismo. Cada módulo da iniciativa trata de um tema diferente e, no atual, as atividades foram ministradas por idosos de ascendência japonesa. As ações contam com a participação de diferentes parceiros como o grupo Nakayoshi e os grupos de artesanato e convivência do próprio CCI Oeste.

A secretária municipal do Idoso, Andrea Danelon, se disse muito satisfeita com os resultados alcançados pelo projeto Troca de Saberes. “É uma iniciativa que vem empoderando os idosos e destacando o conhecimento que eles têm para compartilhar, de forma que a experiência deles seja valorizada pela comunidade. Além disso, o ‘Troca de Saberes’ oferece um estímulo ao envelhecimento ativo, promovendo atividades que fomentam o bem-estar, o enriquecimento cultural e a saúde física e mental das pessoas idosas que participam delas”, pontuou.

De acordo com a coordenadora do CCI Oeste, Rosely Gomes Sonoda, uma média de entre 50 e 70 pessoas têm participado de cada atividade do atual módulo. “Na oficina do dia 18, em que foram feitas dobraduras de tsurus e sakuras, tivemos a presença de várias crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade (LBV). Até usamos um ônibus que fez duas viagens, para buscar os alunos e também os idosos atendidos pela entidade. As crianças ficaram muito animadas, e gostaram bastante tanto dos momentos de canto e dança quanto da atividade do origami”, disse.

Ainda segundo Sonoda, o projeto Troca de Saberes já está planejando suas próximas ações, e considerando diferentes possibilidades de tópicos a serem abordados.

A aposentada Yoshie Shimizu, de 81 anos, contou que participa de várias atividades oferecidas pelo CCI Oeste desde que a unidade foi inaugurada, em 2006. “Para mim, o CCI Oeste é uma segunda casa, e fiquei muito feliz e honrada pela cultura japonesa ter sido escolhida como o tema dessas atividades. Estamos fazendo de tudo para agradar os participantes, e as pessoas estão gostando e aprendendo bem rápido as práticas japonesas”, afirmou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.