Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Curso destinado ao público acima de 60 anos ensina como usar os recursos dos smartphones; Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 22 de março

A última pesquisa publicada na Agência IBGE de Notícias (novembro/2023) apontou que o percentual de idosos (60 anos ou mais) que utilizam a Internet subiu de 24,7% em 2016 para 62,1% em 2022. É um avanço considerável, mas está longe de representar a inclusão digital na terceira idade. Entre os entrevistados, pelo menos 66,1% dos idosos declararam que não utilizam a Internet porque não sabem como. Por outro lado, é pelo celular ou smartphone que 98,9% das pessoas acessam a rede.

 Na Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) Câmpus Londrina, as oficinas de inclusão digital para a terceira idade são uma tradição. As inscrições da primeira oferta de 2024 já estão abertas e seguem até o dia 22 de março. As aulas sobre o uso de smartphone são gratuitas e acontecem em abril, sempre aos sábados pela manhã. 

Quem ensina também aprende

Os instrutores da oficina de smartphones são estudantes da própria Universidade que participam do Projeto Comunitário, uma disciplina em que desenvolvem ações sociais. “Ações de natureza formativa, solidária, ajudam esse acadêmico a desenvolver uma melhor compreensão do papel social que desempenha.  Em especial na interação com o idoso, o projeto promove a oportunidade de ampliar a visão de mundo e o senso de pertencimento a uma comunidade”, afirma Marcos Regazzo, da Pastoral da PUCPR Londrina. 

 No programa, os idosos aprendem a acessar a internet, fazer pesquisas, além de conhecer as ferramentas e aplicativos de smartphones. Outra parte importante das oficinas é orientar sobre navegação segura, minimizando riscos de golpes ou invasão de privacidade. Para participar é preciso fazer a inscrição e frequentar as aulas no câmpus, levando o aparelho pessoal.

Informações: (43) 3372-6025 ou 6028 // WhatsApp (43) 9183-6172

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.