O Governo do Estado publicou nesta semana, em Diário Oficial, o contrato da construção do viaduto de acesso ao campus da PUC de Londrina, na Região Norte do Paraná. O documento prevê a elaboração do projeto básico, projeto executivo e execução das obras da interseção em desnível da BR-369 com a Avenida Jockey Clube, incluindo implantação da pista principal, alças de acesso e passeios. O investimento é de R$ 28 milhões, com prazo de conclusão de 450 dias.
A empresa vencedora do processo licitatório, Gaissler Moreira Engenharia Civil Eirelli, em consórcio com a Legnet Engenharia Ltda e Vitis Engenharia Ltda., já recebeu a ordem de serviço para dar início ao projeto. Como se trata de uma contratação na modalidade de Regime de Contratação Integrada (RDCi), os primeiros meses serão dedicados à elaboração dos projetos de engenharia, com o início das obras na rodovia previsto para ocorrer entre o final deste ano e o início de 2023, nos mesmos moldes do Viaduto Bratislava, em Cambé.
“Essa é uma obra muito aguardada pela região de Londrina e que agora vai avançar, é um compromisso da gestão que já deixamos com orçamento garantido para a execução. Daqui a seis meses já teremos obras em pleno andamento e em um ano e meio o DER/PR pretende concluir os trabalhos”, afirma Ratinho Junior.
O viaduto fará a transposição do trânsito na BR-369 por meio de uma passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias. Elas permitirão a entrada e saída na rodovia e a ligação entre as vias municipais de acesso. Ou seja, permitirão separar o trânsito local do tráfego mais pesado.
As novas pistas terão duas faixas de rolamento contendo de 3,5 metros cada. Haverá acostamentos externos de 2,5 metros e faixa de segurança interna de 60 centímetros para cada lado, separadas por barreiras de concreto. As alças medirão 6,5 metros de largura, sendo 5,6 metros de faixa de rolamento e 45 centímetros de faixa segurança de cada lado. Também serão executadas novas calçadas em concreto.
Atualmente o cruzamento é operado por semáforos, o que gera engarrafamentos, especialmente em horários de pico. “Essa obra é uma solicitação das lideranças da região Norte do Paraná e estamos animados com mais essa entrega para a cidade”, arremata Ratinho Junior.
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