Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Itens se juntarão aos cobertores e mantas que o Município já possui, com o objetivo de reforçar os atendimentos oferecidos à população em situação de rua

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, recebeu, ontem (29), a doação de 2.500 cobertores que haviam sido apreendidos pela Receita Federal. Visando complementar o trabalho da rede socioassistencial, os itens serão destinados, principalmente, para as instituições parceiras que atendem pessoas em situação de rua. A iniciativa foi articulada pelo vereador Jairo Tamura, presidente da Câmara Municipal, em conjunto com a Receita Federal.

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, e o vereador, Jairo Tamura, acompanham o recebimento das doações. Foto: Emerson Dias – N.Com/PML

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, a distribuição dos cobertores contemplará, em especial, as entidades que participam da Operação Noite Fria. “Esses cobertores vão se juntar a outros que a Secretaria de Assistência Social já tem. Cada pessoa atendida pelas entidades receberá, em média, dois a três cobertores, para que fique bem protegida nesse período de frio intenso”, disse.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Jairo Tamura, salientou a intenção da Receita Federal de ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade. “Essa ação aconteceu graças ao trabalho e à boa vontade da Receita que, ao invés de simplesmente armazenar esses itens, resolveu utilizá-los para ajudar o próximo. Nós entramos em contato com eles e procuramos agilizar a doação, que vai trazer conforto e bem-estar àqueles que mais precisam”, afirmou.

A analista tributária e chefe da seção de Programação e Logística da Receita Federal, Genilda Amorim de Souza, destacou que a iniciativa tem o objetivo de contribuir com as ações já realizadas pelo Município na área socioassistencial. “Uma das finalidades da Receita é servir à comunidade e atender, de uma forma mais justa, a população de baixo poder aquisitivo. Isso é ainda mais urgente na conjuntura difícil que estamos vivendo, marcada pela pandemia, pelo desemprego e pelo frio. Dessa forma, optamos por converter esses produtos, que haviam sido adquiridos de forma ilícita, em algo positivo para a sociedade”, pontuou.

Operação Noite Fria

Iniciada no dia 15 de junho, a Operação Noite Fria é realizada pela SMAS, em conjunto com entidades socioassistenciais parceiras. Os serviços se iniciam por meio das equipes de abordagem social, cujo horário de atuação é das 8h às 24h. Após a abordagem, as pessoas em situação de rua que desejam receber atendimento são levadas para as unidades de acolhimento, onde permanecem das 19h às 7h.

Nestes locais, os atendidos têm acesso a banho, alimentação e pernoite. Além disso, recebem atendimento psicossocial e são avaliados, podendo ser encaminhados para outros serviços. “Nós procuramos ajudar esses cidadãos de várias formas, contribuindo para que obtenham documentos, tenham acesso a serviços de saúde e reúnam-se com suas famílias, entre outros benefícios. Nossa intenção é que as pessoas possam criar vínculos que as permitam sair dessa situação de rua”, frisou a secretária municipal de Assistência Social.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.