Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Mulher, vai tudo bem contigo?” tem por objetivo chegar aos lares de vítimas e ajudá-las a romper com esse ciclo

Para tratar sobre a violência contra a mulher em tempos de pandemia, a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar de Londrina (REVDF) está divulgando a campanha “Mulher, vai tudo bem contigo?”, promovida pelo coletivo Evangélicas pela Igualdade de Gênero (EIG).

O objetivo da campanha é chegar aos lares das mulheres, que sofrem qualquer um dos tipos de violência doméstica e familiar, seja física, psicológica, moral, financeira ou sexual. Para saber como ouvi-las e orientá-las corretamente, mostrando quais serviços de atendimento estão disponíveis no município, o coletivo está promovendo uma formação para multiplicadoras de escuta ativa e empática.Mais informações em https://campanhaeigkoinonia.wixsite.com/mulhervaitudobe .

Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, é importante realizar campanhas sobre o assunto, visto que muitas mulheres dizem que estão bem, quando na verdade sofrem violência dentro de casa. Assim, devido a vários fatores, elas tendem a se isolar e não falar sobre o que realmente ocorre. “O coletivo integra a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual de Londrina e precisa estar com suas ações alinhadas, para que os encaminhamentos respeitem os fluxos estabelecidos, por isso estamos ajudando a divulgar a campanha e a formação”, explicou.

A formação pode ser concluída até o dia 31 de agosto, quando a plataforma das aulas será encerrada. As atividades são todas transmitidas pela internet e podem ser acessadas pelo computador, tablet ou smartphones. A intenção é que quanto mais pessoas tiverem informações sobre como agir diante de relatos de agressão e violência (nos mais diversos espaços, como nas igrejas, comunidades, instituições de ensino, locais de trabalho, entre outros), mais chances as vítimas terão de romper com o ciclo da violência e de serem amparadas por profissionais especializados. Apesar de o grupo promotor da ação (EIG) ser formado por mulheres evangélicas, podem participar da formação todos os interessados em ajudar a combater a violência de gênero.

Rede

A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar de Londrina (REVDF) conta com uma vasta gama de serviços gratuitos às mulheres. Entre eles estão: Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Defesa Social (Patrulha Maria da Penha), Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), Casa Abrigo Canto de Dália, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (6ª Vara – Maria da Penha), entre outros.

Onde denunciar

Denúncias de casos de violência contra qualquer mulher, criança, adolescente ou idoso podem ser encaminhadas para o e-mail dpmulherlondrina@pc.pr.gov.br ou por ofício à Delegacia Especializa no Atendimento à  Mulher (DEAM), que fica na Rua Almirante Barroso, 107. Ela também conta com um número de WhatsApp, onde recebe imagens, áudio ou filmagens de ocorrências de violência, pelo (43) 3322-1633.

Se a violência doméstica e familiar estiver acontecendo deve ser chamada a Polícia Militar do Paraná pelo 190 ou a Guarda Municipal pelo 153, que encaminhará a Patrulha Maria da Penha. O Disque 180 da Central de Atendimento à Mulher também ajuda as vítimas de violência.

Para casos de violência com grave ameaça e risco de morte, as vítimas e seus dependentes menores de 18 anos devem recorrer a Casa Abrigo Canto de Dália, que as acolhe em local seguro e sigiloso. Para isso, deve ser procurado o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), pelo telefone 3378-0132.

No CREAS IV também é possível denunciar os casos de violência contra os idosos. O telefone para contato é o (43) 3378-0405. O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (CREAS IV) fica na Avenida Rio de Janeiro, 1.560.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.