Reunião em Brasília discute demandas importantes para o desenvolvimento da região
Em reunião realizada ontem (4), na sede da INFRA S/A, que é a empresa responsável pelas obras de infraestrutura e planejamento do Governo Federal, o deputado federal Diego Garcia, junto com o deputado estadual Tiago Amaral, levaram ao diretor de Planejamento, Cristiano Della Giustina, demandas importantes para o desenvolvimento da região.
Dentre as demandas, estava o andamento da inclusão do Contorno Leste de Londrina nas concessões. Outro ponto abordado foi em relação às obras previstas para a duplicação do trecho da PR-445, que inclui o Viaduto Jamile Dequech até Mauá da Serra, que o Governador do Estado se comprometeu a realizar. Na reunião, também foi mencionada a iluminação da PR-445, especialmente nos trechos compreendidos entre o Viaduto dos Conjuntos União da Vitória e Jamile Dequech, próximo ao km 65 da PR-445, que já estão previstos na concessão; além da questão dos 75 km de duplicação do trecho de Cornélio Procópio a Ourinhos (SP).
Diego Garcia enfatizou a importância das obras para a região. “Essas são obras fundamentais para o desenvolvimento e para o futuro de Londrina e região. Uma demanda antiga e uma necessidade há muito aguardada para solucionar os desafios enfrentados no trânsito. O Contorno Leste favorecerá a instalação de indústrias, gerando emprego e renda. E ainda retira o tráfego intenso de dentro da cidade, o que causa hoje grande transtorno para a população que trafega ali diariamente. Há ainda que mencionar toda a questão de segurança e conforto aos motoristas com as obras de iluminação e duplicação”, destacou Diego Garcia.
“Londrina e todo o Norte do Paraná precisam dessas obras. Temos feito todas as articulações, conversando com o Governo do Estado e com o Governo Federal, para defender o que consideramos justo e, assim, beneficiar a todas as pessoas que vivem e empreendem na nossa região", afirmou Tiago Amaral.
Os parlamentares também acreditam que a reunião também trouxe uma resposta muito importante de que o Governo do Estado pode trazer garantias sobre prazo e capacidade financeira em relação à execução da obra completa da PR-445. “Isso abre espaço para poder caminhar com a autorização aqui por parte da Infra S/A, para que o Governo do Estado faça a obra”, explicou Tiago Amaral.
Aeroporto de Londrina
Na terça-feira (3), o deputado Diego Garcia também realizou uma reunião no Ministério de Portos e Aeroportos para tratar sobre o Aeroporto de Londrina. “A equipe do Ministério já está realizando o acompanhamento do contrato e a fiscalização das obras, bem como buscando novas informações sobre a implementação do ILS no Aeroporto”, destacou Garcia.
Trecho Cornélio Procópio/Ourinhos
O trecho que vai de Cornélio a Ourinhos, já leiloado, tem a previsão de 75 km de duplicação, que tem como previsão de entrega:
2027: 17 km de duplicação;
2028: 20 km de duplicação;
2029: 35 km de duplicação.
Próximos passos
Diego Garcia explica que, agora, o próximo passo é o alinhamento das questões com o Governo do Estado. “Agora, o próximo passo será repassar tudo com o Governo do Estado para alinharmos as informações recebidas nas reuniões aqui em Brasília, de forma que novas ações possam ser executadas”.
Rogério Clérice/Asimp
#JornalUniãoLeia também: