Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento será realizado no dia 17 de maio, sexta-feira, às 15 horas, na sede provisória do Legislativo londrinense

Na tarde desta sexta-feira (17), a Câmara Municipal de Londrina (CML) realizará reunião pública para tratar de possíveis mudanças na legislação federal relacionada a estudantes com Síndrome de Down em escolas. O evento está previsto para começar às 15 horas, na Sala de Sessões da sede provisória da CML, na rua Marselha, 183, no Jardim Piza, e será transmitido Youtube e Facebook do Legislativo.

Foram convidados os deputados federais da região de Londrina para que possam ser sensibilizados a respeito da demanda de pais e mães de crianças com Down, que defendem mudanças nos atos normativos federais que tratam da idade de corte para o ingresso das crianças na Educação Infantil aos 4 anos de idade e no Ensino Fundamental aos 6 anos.

A Resolução nº 2/2018 do Conselho Nacional de Educação determina que as crianças com 4 anos completos ou a completar até 31 de março do ano da matrícula devem ingressar no Nível 4 da Educação Infantil. Da mesma forma, aquelas que fizerem 6 anos até a data de corte devem se matricular no 1º ano do Ensino Fundamental. Pais de alunos alegam que essa determinação, assim como a continuidade automática para a série seguinte, desconsidera as condições únicas de cada criança, especialmente daquelas com Down, que têm dificuldade de concentração e baixa retenção das memórias de curto prazo, o que interfere na formação escolar.

A reunião é organizada conjuntamente pela Comissão de Defesa dos Direitos do Nascituro, da Criança, do Adolescente e da Juventude, Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Paradesporto e Lazer, Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência, e pela vereadora Lu Oliveira (Republicanos).

Em abril, o tema já havia sido debatido pela Câmara de Londrina em reunião pública (leia mais aqui). Agora, a intenção é envolver os deputados federais na discussão.

Vinicius Frigeri/Asimip/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.