Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Londrina 22/02/2021  17h23

Rotary 116 anos

Entidade formada por clubes de serviços comemora fundação em fevereiro

Nesta terça-feira, dia 23 de fevereiro, o Rotary Internacional – rotary.org - comemora 116 anos de fundação. A instituição foi criada pelo advogado americano Paul Harris, em Chicago (EUA). Londrina faz parte do Distrito 4710, que abrange 58 clubes de serviços em 37 municípios do Norte do Paraná, contando 14 Rotaracts e 11 Interacts (participação de jovens). Segundo o Governador do Distrito, Ricardo Slonki, “somos mais de 1.100 companheiros projetando e melhorando as comunidades onde estamos”.

A diversidade de atividades em prol da comunidade e a quantidade realizada por cada um destes clubes é difícil de mensurar. Vão desde ações simples como a realizada pelo Rotary Club Londrina Shangri-lá, que entre seus projetos tem o “Tampinhas Solidárias”, que arrecada toda e qualquer tipo de tampinhas plásticas, retirando-as do meio ambiente e convertendo-as em cestas básicas  e leite para a creche Santa Fé; como também a realização do evento gastronômico  “Barreado” cuja a renda é aplicada na aquisição de equipamentos ou outras necessidades do Hospital do Câncer de Londrina (HCL).

Brasil e Mundo

No Brasil são 51.265 rotarianos, em 2.413 clubes, nos 31 Distritos. No mundo são mais de um milhão, em 218 países, que atuam ou contribuem para as áreas de foco do Rotary Internacional, que são: meio ambiente; consolidação da paz e prevenção de conflitos, prevenção e tratamento de doenças; água saneamento e higiene; saúde materno-infantil; educação básica e alfabetização e desenvolvimento econômico e comunitário.

A instituição centenária e seus membros têm entre os méritos a “luta” para a erradicação da Poliomielite no mundo, iniciada há 35 anos como fundadores da campanha, doando além de horas de trabalho, mais de 2 bilhões de dólares para proteger cerca de três bilhões de crianças da paralisia, em 122 países. A doença hoje permanece endêmica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão.

Andrea Monclar/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.