Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Por conta do Dia dos Namorados, em 12 de junho, o comércio de rua fica autorizado a funcionar na sexta-feira (11), fechando na segunda (14)

A Prefeitura de Londrina informa como será o funcionamento dos serviços municipais durante o período de feriado do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade de Londrina, celebrado nesta sexta-feira (11). A sede administrativa da Prefeitura ficará fechada ao público no dia do feriado e no final de semana, retomando os atendimentos, normalmente, na próxima segunda-feira (14). Não serão interrompidos, em nenhum momento, os serviços considerados essenciais à população, incluindo atendimentos de urgência e emergência.

Por meio do decreto no 632, assinado pelo prefeito Marcelo Belinati, e publicado na edição 4.368 do Jornal Oficial do Município, está autorizada a abertura do comércio de Londrina na sexta-feira (11), das 9h às 18h. A liberação ocorreu, excepcionalmente, por conta do Dia dos Namorados, celebrado no sábado (12). Para fins de compensação, os estabelecimentos comerciais estarão fechados na próxima segunda-feira (14).

Devido ao processo de modernização do banco de dados da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), alguns dos serviços on-line do Portal da Prefeitura de Londrina estarão inacessíveis por algumas horas. Dentre os quais, o cadastramento para vacinação, da Secretaria Municipal de Saúde; e a página do Programa de Regularização Fiscal (Profis), da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), entre outros. A manutenção está prevista para ocorrer entre as 19h desta quinta (10) e as 18h de sexta-feira (11), dia em que haverá mais intervenções, sendo que não haverá expediente nos serviços municipais nesta data.

Confira abaixo o funcionamento dos serviços municipais:

Saúde

Para a vacinação contra a Covid-19, estarão abertos, das 8h às 19h, cinco locais: o Centro de Imunização, que funciona junto ao Centro de Convivência do Idoso – Norte (R. Luiz Brugin, 570, Conjunto Maria Cecília); UBS Jardim do Sol (R. Via Láctea, 877); UBS Eldorado (R. Tertuliano, 800); UBS Ouro Branco (R. Flor dos Alpes, 570); e UBS Alvorada (Av. Poços de Caldas, 85). Quem já teve seu cadastro eletrônico validado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pode agendar o recebimento de sua dose por meio deste link.

A vacinação contra a influenza, que é realizada nas Unidades Básicas de Saúde de rotina, não acontecerá na sexta-feira (11), retornando na segunda-feira (14). Quem deseja agendar a dose deve fazer o contato telefônico com sua UBS de referência. No momento, estão sendo vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos; puérperas e gestantes; idosos acima de 60 anos; e professores.

As unidades exclusivas para síndromes respiratórias atenderão de forma escalonada, sempre das 7h às 19h. Na sexta-feira (11), estarão abertas as UBSs San Izidro (R. Maria José Carneiro, 85) e Milton Gavetti (Av. Humberto Puiguari Coutinho, 360). Já as UBSs Vila Casoni (Av. Dez de Dezembro, 580) e Ernani Moura Lima (R. Gerônimo Máximo, 30) funcionarão no sábado (12). No domingo (13), o atendimento ocorrerá nas UBSs Chefe Newton (R. Café Bourbon, 730) e Guanabara (R. Montevidéu, 605). Além disso, quem apresentar esses sintomas também pode comparecer à UPA Sabará.

Em relação aos demais serviços, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Sabará e do Jardim do Sol, assim como o Pronto Atendimento Infantil (PAI) estarão funcionando, 24 horas por dia. O atendimento também ocorrerá normalmente no plantão do CAPS III, Maternidade Municipal Lucilla Balallai e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU).

O Pronto Atendimento (PA) do Jardim Maria Cecília (18h) abrirá das 7h à 1h, enquanto o PA do União da Vitória atenderá das 7h às 23h. A Policlínica, o CAPS Infantil, o CAPS AD e o Centro Integrado de Doenças Infecciosas (CIDI) estarão fechados e reabrem na segunda-feira

Defesa Social

A atuação da Guarda Municipal de Londrina continua, regularmente, tanto neste feriado como no final de semana, 24 horas por dia, sem alterações nos serviços. Toda a parte operacional como patrulhamento de vias, prédios públicos, praças, áreas de lazer e outros espaços prossegue, incluindo o videomonitoramento e atividades da Patrulha Maria da Penha. Da mesma forma, tem sequência o cumprimento dos decretos de combate à pandemia de Covid-19

Para chamados e denúncias gerais, a população pode entrar em contato pelos telefones 153 (GM) ou 199 (Defesa Civil). Apenas os serviços administrativos da Secretaria Municipal de Defesa Social estarão suspensos durante o feriado e fim de semana.

Acesf 

O órgão não terá atendimentos administrativos em sua sede durante este feriado. A retomada das atividades será na segunda-feira (14). No entanto, os atendimentos funerários continuam funcionando normalmente, 24h, todos os dias da semana. Informações gerais sobre os serviços da Acesf podem ser obtidas pelo site https://acesf.londrina.pr.gov.br/ .

Como forma de reduzir os riscos de contágio e transmissão de Covid-19, a Acesf orienta para que apenas um representante familiar compareça até a sede da autarquia para realizar os devidos encaminhamentos.

Fazenda 

No período do feriado, não haverá atendimentos na Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda. O funcionamento retorna juntamente com a reabertura da sede da Prefeitura, na segunda-feira (14).

No entanto, o sistema on-line segue disponível ao público para agendamento de horários e demandas diversas, incluindo parcelamento de IPTU, adesão ao Programa de Regularização Fiscal (Profis) e outros débitos e taxas municipais. A página geral da Secretaria Municipal de Fazenda pode ser acessada clicando aqui.

Trabalho, Emprego e Renda

A Agência do Trabalhador (SINE) e demais serviços realizados nesta sede estarão suspensos no dia 11 de junho. Mesmo assim, uma série de serviços continuam disponíveis para a população, por meio do Portal da Prefeitura, no endereço www.londrina.pr.gov.br/sine.

Assistência Social 

O Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) atenderá durante o feriado, das 9h às 15h, pelo telefone (43) 99991-4568.

Também estarão funcionando, em plantão de 24 horas, os Conselhos Tutelares de todas as regiões do município. É possível contatá-los por meio dos telefones gerais 125 ou (43) 99991-6752.

Cohab

Também estará fechada a sede da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), que volta a atender o público na segunda-feira (14). Durante o feriado, é possível encaminhar mensagens para o órgão por meio do formulário eletrônico (clique aqui).

Ambiente

A sede da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) não funcionará no dia 11 de junho. E, por conta da pandemia, o Parque Municipal Arthur Thomas também continua fechado para o público.

CMTU

Os setores administrativos e de atendimento ao público estarão abertos até às 17h de quinta-feira (10), retornando ao expediente regular na segunda-feira.

Na sexta-feira (11), os ônibus do transporte coletivo circularão com os horários normais dos dias úteis, assim como na segunda-feira (14). Os agentes municipais de trânsito vão atuar no monitoramento e fiscalização do trânsito em escala reduzida.

As feiras livres, feiras da lua e feiras gastronômicas terão funcionamento facultativo. E o Terminal Rodoviário de Londrina (TRL) manterá o serviço normal das equipes operacionais, com recesso apenas das atividades administrativas.

Os serviços de remoção de entulhos, varrição, desobstrução de bueiros, capina e roçagem do mato, conservação de lagos, entre outros, serão mantidos normalmente no feriado, assim como a coleta do lixo domiciliar.

Durante a sexta-feira, os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela permanecerão fechados para o recebimento de resíduos. O atendimento ocorrerá normalmente no sábado (3), com abertura das 8h às 15h.

O recolhimento do material reciclável será feito de acordo com a escala de cada cooperativa. Coopernorth manterá o recolhimento na sexta-feira (11). Coopermudança, Coocepeve e Ecorecin vão adiantar o serviço na quinta-feira (10). Cooperegião, Refum e Cooperoeste fazem o recolhimento na segunda-feira (14).

Para conhecer a cooperativa responsável por cada área no município, o morador pode acessar o endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br, na opção “Mapa da Coleta Seletiva”.

Renan Oliveira e Ulisses Sawczuk/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.