Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, emérito de Londrina e de Salvador, completa 65 anos de ordenação presbiteral no dia 29 de junho de 2022 e será homenageado com uma missa especial na Casa da Mãe Padroeira, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Londrina, às 19h, seguida de um jantar por adesão. A celebração é aberta ao público e estão sendo convidadas diversas autoridades eclesiásticas. A TV Evangelizar já confirmou transmissão em rede nacional, assim como haverá transmissão pelas redes sociais do Santuário.

No longo currículo, Dom Majella também já ocupou a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre 2003 e 2007, foi secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, membro da Pontifícia Comissão para a América Latina e presidente da Comissão de Liturgia do Grande Jubileu do ano.

Aclamado pelas principais autoridades eclesiásticas no Brasil, Dom Majella trabalhou de forma atuante e muito próxima dos papas João Paulo II e Bento XVI e se aposentou logo no início do pontificado de Francisco. Aliás, o Cardeal foi um dos nomes cotados no conclave que elegeu o papa Francisco. Em Londrina, cidade que escolheu para viver sua aposentadoria, Dom Majella esteve à frente da Arquidiocese entre 1982 e 1992. Justamente na época em que ajudou a criar uma das mais importantes atividades sociais do Brasil e do mundo: a Pastoral da Criança.

Ao lado da médica sanitarista e pediatra Zilda Arns (1934-2010), que faleceu durante um terremoto no Haiti, Dom Majella idealizou e criou a Pastoral da Criança em Florestópolis, em 1983, cidade pertencente à Arquidiocese de Londrina. A ação ajudou a tirar milhares de crianças da desnutrição ao longo dessas décadas. Hoje, a pastoral está presente em todos os estados brasileiros, em dez países africanos, na Ásia, na América Latina e no Caribe.

Para a celebração em Londrina, estão sendo convidadas diversas autoridades episcopais, entre elas o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo; o cardeal Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro; o cardeal Dom João Braz de Aviz, atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano; o cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida; e Dom Orlando Brandes, ex-arcebispo de Londrina e atual arcebispo de Aparecida; além do arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, anfitrião da celebração, e do núncio apostólico no Brasil, arcebispo Dom Giambattista Diquattro, que é o representante do papa Francisco.

Fábio Luporini/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.