Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Três locais diferentes estarão vacinando a população adulta neste sábado (8)

Amanhã (8), às 8 horas, a Secretaria Municipal de Saúde dará início à Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Para imunizar o público-alvo, que são adultos de 20 a 49 anos de idade, o Município liberou o agendamento via internet. Os interessados podem acessar a página da Prefeitura de Londrina e escolher o melhor horário para receber a vacina (clique aqui e agende um horário).

A expectativa é imunizar até o final de agosto 243 mil pessoas. Para isso, inicialmente, foram disponibilizadas 7 mil doses da vacina contra o sarampo e cerca de 60 profissionais da saúde. Eles estarão espalhados por três pontos diferentes da cidade, para facilitar o acesso da população. São eles: o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi (localizado na Rua Benjamin Constant, 800, centro); a Escola Municipal Moacyr Teixeira (situada na Rua Luís Brugin, 775, região norte) e a antiga sede da Unidade Básica de Saúde do Guanabara, onde atualmente encontra-se a sede da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Rua Valparaíso esquina com a Avenida Higienópolis).

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Sônia Fernandes, a SMS liberou o agendamento das 8h às 14h, porém caso todos os horários sejam ocupados rapidamente, novos serão abertos até as 18 horas. Para tomar a vacina é preciso ter em mãos um documento original com foto. Aqueles que tiverem a Carteira de Vacinação também devem levá-la para que os profissionais registrem a imunização de reforço.

“É importante que a população se atente à vacinação, porque a campanha nacional contra sarampo vai encerrar no dia 31 de agosto e, com a reintrodução da doença no Brasil, houve muitos casos da doença nesta faixa etária dos 20 aos 49 anos, mesmo vacinada. Então, em uma estratégia para o controle e erradicação do sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde optou por esta vacinação indiscriminada”, explicou a diretora.

Sobre o sarampo

Trata-se de uma virose de transmissão respiratória. Seu contágio se dá pelo ar, por meio de tosse, espirros, fala ou respiração. Ele é transmitido na fase em que o doente tem febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e perdura até quatro dias depois do aparecimento das manchas vermelhas, segundo o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz.

Os sintomas mais comuns são febre alta, conjuntivite associada, olhos lacrimejantes e aversão à luminosidade, coriza, vermelhidão pelo corpo, mal-estar e tosse seca persistente. Após três dias de febre alta, em média, surgem as manchas avermelhadas pelo corpo, que duram cerca de 7 a 10 dias. O paciente fica convalescente devido à doença.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.