Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Crianças maiores de 1 ano até menores de 5 devem tomar a dose extra da vacina; cinco locais estarão disponíveis ao público

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil está nos últimos dias e, neste sábado (28), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza uma ação ampliada para imunizar o maior número de crianças em Londrina. Esta vacina é uma dose extra necessária para crianças com mais de um ano e menores de cinco de idade. Das 8h às 17h, o público terá à disposição cinco pontos de vacinação, sendo quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também a Super Creche (CMEI Valéria Veronesi), abrangendo todas as regiões da cidade. Os locais estarão funcionando neste dia apenas para essa finalidade.

Oficialmente, a campanha contra a poliomielite será encerrada no dia 30 de novembro e esta será a última oportunidade que as famílias terão para vacinar suas crianças de forma mais rápida e prática, em pontos exclusivos e sem a necessidade de agendamento prévio. Para esta ação, a única recomendação é que as mães, pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação de quem for receber a vacina. As doses são aplicadas instantaneamente, de forma oral, e são completamente indolores.

Os postos abertos serão a UBS Aquiles Stenghel (norte), UBS Jardim Piza (sul), UBS Marabá (leste) e UBS Alvorada (oeste), além da Super Creche que fica na região central, próximo ao Museu Histórico de Londrina.

Desde o início da campanha, Londrina conta com apenas quase 60% da cobertura vacinal necessária. Foram aplicadas cerca de 15.150 doses até agora, das 26.264 disponibilizadas, o que significa que mais de 10 mil crianças ainda não receberam a vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o pedido à população para que todos aqueles que ainda não procuraram pela dose de reforço contra a poliomielite compareçam nas unidades para garantir a imunização, única forma de prevenir essa doença.

Poliomielite

Também chamada de paralisia infantil, a doença é grave e não tem tratamento. É uma doença infectocontagiosa que afeta o sistema nervoso, podendo provocar paralisia parcial ou irreversível, e até mesmo levar à morte. Atinge, principalmente, crianças com até quatro anos de idade, mas também pode acometer adultos que não foram vacinados. Apesar de ser uma doença erradicada no Brasil, a prevenção e o controle devem ser permanentes, exatamente para evitar que esse vírus volte a infectar as pessoas, como ocorreu com o sarampo e outras doenças.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.