Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Empreenda + Engenharia tem como foco desenvolver competências e habilidades entre estudantes e profissionais recém-formados na área para reter talentos na cidade

Reter talentos e capacitar a mão de obra local para inovação e empreendedorismo. São os objetivos do programa Empreenda + Engenharia, que será lançado nesta terça-feira (20), para estudantes dos últimos anos e recém-formados nos cursos de Engenharia oferecidos em Londrina e região. A iniciativa é uma realização do Sebrae/PR, Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon Norte/PR), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Norte do Paraná (Sindimetal Norte/PR) e TI Paraná.

O programa, online e gratuito, oferecerá cinco semanas de capacitação com foco no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes requeridas para o profissional moderno. Os módulos foram preparados para possibilitar a criação de novas ideias e modelos de negócio pelos participantes. Na programação, webinars, mentorias técnicas individualizadas, consultorias de negócios, workshops e oficinas, materiais de apoio sobre os temas trabalhados e Demoday – dia de demonstração, para os inscritos apresentarem seus projetos.

A consultora do Sebrae/PR, Liciana Pedroso, diz que o estudo da Fundação Certi sobre o ecossistema de inovação de Londrina revelou que a cidade possui uma diversidade de cursos de engenharia, porém não consegue reter esses talentos, que acabam indo embora em busca de oportunidades em grandes centros.

“A ideia do programa é mostrar aos engenheiros que existem outras possibilidades e que eles podem empreender na engenharia a partir da criação de produtos e processos”, afirma. A proposta é que os participantes construam soluções a partir dos gargalos do ecossistema local.

Segundo o presidente do Ceal, Carlos José Marques da Costa Branco, a academia está focada em ensinar as ciências da engenharia, como matemática, física, resistência dos materiais, mas deixa de lado a vertente do empreendedorismo.

Ele explica que o profissional sai tecnicamente preparado, mas precisa, também, somar conhecimentos em gestão, marketing e vendas para empreender. Grande parte da mão de obra vai em busca de emprego, pois não consegue visualizar chances de ter o próprio negócio.

 “Precisamos tirar mais proveito das potencialidades que esses profissionais têm e mudar o foco dos engenheiros”, explica.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon Norte/PR), Sandro Marques de Nóbrega, concorda que a região forma excelentes profissionais na área, possui empresas para reter parte dessa mão de obra, mas ainda falta exercitar o lado empreendedor dos engenheiros.

“Ao reter esses talentos, conseguiremos melhorar o ambiente de negócios, a renda per capita e trazer mais prosperidade para Londrina e região”, opina.

O programa Empreenda + Engenharia será lançado às 19 horas desta terça-feira (20). As inscrições podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/empreenda_eng.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.