Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Curso ofertado pelo COM será de confecção de touca de bebê em crochê; peças serão doadas às mães atendidas pela Maternidade Municipal Lucilla Ballalai

O Centro de Oficinas para Mulheres (COM) abre inscrições para a 5ª edição do projeto “Artesanato Solidário”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM). A nova etapa será voltada para a confecção de toucas para bebês em crochê. É necessário ter conhecimento prévio para participar e as interessadas devem entrar em contato pelo WhatsApp (43) 99945-0056 e solicitar a inscrição.

A artesã voluntária Tânia Regina Cordeiro será a responsável pelas aulas, que serão ministradas nos dias 23 e 30 de agosto, na Rua Valparaíso, 189, onde fica a sede da SMPM. As inscrições são gratuitas e abertas para mulheres acima dos 18 anos, no entanto as vagas são limitadas. “A ideia é de que, no primeiro momento, eu ensine como produzir especificamente as touquinhas para os recém-nascidos. Todo o material necessário para a produção será disponibilizado gratuitamente pelo COM e a mesma turma participará dos dois dias de curso. No segundo momento, as toucas produzidas serão doadas às mães, que estão sendo atendidas pela Maternidade Municipal”, explicou Cordeiro.

Para a técnica de gestão pública da SMPM, Carina Souza, artesã de crochê voluntária da COM e uma das professoras da última edição, o projeto da SMPM é uma forma de ajudar o próximo. “A experiência de participar da última edição do projeto foi extremamente gratificante, pois essa causa é nobre. Trabalhando aqui na Secretaria da Mulher, nós conseguimos entender o real sentido da sororidade e podemos auxiliar na divulgação do acolhimento da proposta linda que este projeto tem”, destacou. No início de agosto, a SMPM realizou a entrega de mais de 40 toucas à Maternidade Municipal Lucilla Ballalai. Todas as peça foram feitas em crochê pelas alunas e voluntárias do COM.

De acordo com a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, o projeto “Artesanato Solidário” tem como objetivo principal unir práticas de aprendizado e ações de ajuda ao próximo, gerando doações a quem necessita. “Este projeto surgiu com a proposta de ser uma ferramenta de incentivo às habilidades artesanais, unindo essa produtividade à solidariedade, que é o intuito principal: devolver algo para a nossa sociedade. Como a última edição teve uma repercussão muito positiva e uma alta procura, decidimos abrir mais uma turma para dar continuidade a este trabalho, que a SMPM pretende manter permanentemente”, destacou Rampazzo.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, também ressaltou que a nova edição do projeto é fruto do ótimo trabalho que tem sido desenvolvido pelas mulheres voluntárias, valorizando o trabalho de todas as artesãs envolvidas. “Essa nova edição do projeto Artesanato Solidário é ainda mais especial, pois a iniciativa para que repetíssemos a ação surgiu de mulheres de Londrina, após termos divulgado a nossa entrega das toucas para a maternidade. São mulheres que desejam contribuir doando seu tempo e amor”, frisou a secretária.

Outras edições

1ª e 2ª edição do projeto “Artesanato Solidário” contou com a confecção de tapetes que foram doados a mulheres vítimas de violência abrigadas pelo “Canto de Dália”. A 3ª edição foi realizada durante a campanha nacional do Outubro Rosa e destinou todos os tapetes confeccionados às mulheres atendidas pelo Centro de Apoio ao Paciente com Câncer (CAPC).

Segundo a SMPM, outra edição do “Artesanato Solidário” já está sendo preparada pela secretaria para o Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, e que pretende beneficiar mulheres que estão sendo atendidas por instituições de longa permanência para idosos.

Ana Almeida/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.