Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As iniciativas consistem em lives, via Instagram, e uma cerimônia de apresentação da nova sede do CAM

No dia 22 de julho é comemorado, no Paraná, o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Diante disto, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) preparou algumas ações com o objetivo de agregar no enfrentamento à violência doméstica. Dentre as propostas estão lives que serão divulgadas no Instagram da SMPM (@sec.mulherlondrina), entre quarta (22) e sexta-feira (24), e uma cerimônia de apresentação da nova sede do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), com a presença do prefeito Marcelo Belinati.

A programação virtual consiste em quatro lives, realizadas via Instagram. A primeira ocorrerá hoje (22), às 19h30, com a participação da delegada de polícia da Delegacia da Mulher de Londrina, Magda Marina Hofstaetter, e da secretária da SMPM, Liange Doy Fernandes. A proposta será abordar o tema “Feminicídio: o assassinato de mulheres em razão do gênero”.

De acordo com a delegada, o conteúdo da live visa discutir as formas de violência que podem levar ao feminicídio e como combatê-las. “A violência contra a mulher continua sendo um grave problema social no Brasil e no mundo, apesar da luta feminista em torno da questão. Hoje o Brasil é o quinto país no ranking dos que mais matam mulheres por questões de gênero. E daí a importância desta live. Há a necessidade de levar informação às pessoas. Vamos abordar o tema do feminicídio, mas também falar de outras formas de violência que se manifestam antes do grau máximo que seria a morte. De como as mulheres podem buscar ajuda e como a sociedade, de modo geral, pode contribuir para a erradicação dessa forma de violência”, explicou.

Amanhã (23) acontecerão mais dois encontros. O primeiro terá início às 17h e tratará da “Violência contra a mulher em contextos religiosos”. O evento será mediado pela diretora de enfrentamento à violência contra a mulher, Karen Ikeda, e terá como convidada Vanessa Carvalho de Mello, integrante do coletivo Evangélicas pela Igualdade de Gênero (EIG).

Já às 19h uma outra live será efetuada entre a secretária da pasta e a professora, doutora. Claudete Canezin, do Núcleo Maria da Penha (NUMAPE). O tema da vez diz respeito ao “Acesso à justiça para mulheres em situação de violência doméstica e familiar”. Por fim, na sexta-feira (24), às 17h, a palestrante Monalisa Martins e a diretora Karen Ikeda focarão no assunto “O amor próprio como instrumento de superação da violência doméstica”.

CAM

A cerimônia de apresentação do novo CAM, por sua vez, ocorrerá na quarta-feira (22), às 10h, na Avenida Santos Dumont, 408. Estão previstos para comparecer o prefeito, a secretária da pasta, Liange Doy Fernandes, e a delegada de polícia da Delegacia da Mulher de Londrina, Magda Marina Hofstaetter. Na oportunidade acontecerá uma visita pelas instalações do local, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, residentes no município de Londrina. Uma equipe do CAM, composta por psicólogas, assistentes sociais e advogada também estará presente no evento realizando atendimentos.

Vale ressaltar que esta nova sede do CAM está funcionando de segunda a sexta, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, desde o início de maio. O local segue todas as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para garantir segurança e proteção aos atendimentos durante a pandemia do novo coronavírus.

Este é o segundo ano em que o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio é comemorado, no Paraná. “Esta data nos faz enxergar que qualquer mulher pode vir a ser vítima de feminicídio, infelizmente. Tatiane era uma advogada, conhecedora de seus direitos, mas talvez tenha lhe faltado o acolhimento necessário para o rompimento do ciclo de violência doméstica. Neste ano, o segundo da lei estadual que enfatiza a necessidade de se falar deste tema tão entristecedor, queremos mostrar a todas as mulheres londrinenses que elas não estão sozinhas. Que elas podem procurar ajuda e devem saber que têm serviços às suas ordens. Não apenas iniciativas da Secretaria da Mulher, mas de toda a rede de enfrentamento à violência doméstica”, destacou a secretária da SMPM.

Por conta da pandemia do novo coronavírus a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência sofreu algumas mudanças no seu funcionamento. Canais de comunicação foram readequados, priorizando o atendimento por telefone, WhatsApp, e-mail e outros instrumentos virtuais. Confira abaixo o telefone de cada unidade de assistência:

Guarda Municipal, 153.

Polícia Militar, 190.

Delegacia da Mulher (Rua Almirante Barroso, 107, Vila Brasil), 3322-1633.

Delegacia Plantão da Polícia (Avenida Santos Dumont, 422), 3378-3000.

CAM, 3378-0132 ou pelo e-mail cam.mulher@londrina.pr.gov.br.

Plantão Casa Abrigo, 153.

Vara Maria da Penha, 99827-4808.

Ministério Público, 99669-8075.

Instituto Médico Legal (Avenida Dez de Dezembro, 4100), 3343-6757 ou 99179-4335.

NUMAPE, 3344-0929 ou pelo e-mail numapel@gmail.com.

Programa Rosa Viva (atendimento emergencial de violência sexual de meninas com idade acima de 12 anos e mulheres), funcionamento 24h por dia, na Avenida Jacob Bartolomeu Minatti, 350, no Centro.

Sinal Vermelho

Como forma de aumentar a proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, no Brasil, há ainda a campanha nacional do Sinal Vermelho, que recentemente foi instaurada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para isto basta a vítima se dirigir até uma farmácia e mostrar ao balconista a palma da mão com a marcação de um “X”. A partir daí o atendente deverá comunicar, imediatamente, a Polícia Militar através do 190.

Dados

A Secretaria Municipal de Política para as Mulheres fez um levantamento dos atendimentos às mulheres em situação de violência no ano de 2019 e no período de janeiro a maio de 2020. De acordo com os dados, foram registrados 386 novos casos de mulheres atendidas no CAM em 2019, uma média de 32 por mês. Em 2020, de janeiro a maio, foram somados 133 novos atendimentos, com uma média mensal de 26,6. Já a Casa Abrigo Canto de Dália registrou 55 mulheres acolhidas em 2019, média mensal de 4,5, contra 24 este ano, no período citado, média mensal de 4,6.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.