Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No momento, estão aptos a agendar a aplicação da dose de reforço, 24 mil jovens entre 12 e 17 anos; há vagas de hoje até sexta e haverá uma ação neste sábado (4) para atender este público-alvo

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), liberou, nesta segunda-feira (30), a dose de reforço (3ª dose) da vacina contra a Covid-19 para os adolescentes entre 12 e 17 anos. De acordo com os dados da SMS, 24 mil jovens, com esta faixa etária, estão aptos a agendar a data para aplicação.

A dose de reforço é ofertada para aqueles que receberam a segunda dose há pelo menos 120 dias (quatro meses). O agendamento deve ser feito no Portal da Prefeitura de Londrina, aqui. Ao fazer o agendamento no site, é necessário imprimir o comprovante com QR Code para apresentar no dia e local selecionado, junto com a carteira de vacinação Covid-19 e um documento de identificação com foto.

Segundo o secretário da pasta, Felippe Machado, no momento o município tem uma sobra de 500 vagas por dia, nas unidades vacinadoras, que podem ser preenchidas até sexta-feira (3), pelos adolescentes. Além disso, no sábado (4), a Prefeitura vai realizar uma ação para vacinar os adolescentes entre 12 e 17 anos, em dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Estarão abertas, das 8h às 17h, as seguintes unidades: Ouro Branco, Eldorado, Jardim do Sol, Santa Rita, Alvorada, Armindo Guazzi, Vila Casoni, Guanabara, Parigot de Souza e Maria Cecília. Serão ofertadas 5 mil vagas, exclusivamente para os jovens, para a aplicação da dose de reforço ou para complementar a cobertura vacinal.

“Os adolescentes têm uma vida muito ativa, circulam nas escolas e em diversos ambientes, por isso acabam ficando mais expostos à contaminação pelo coronavírus, por isso a importância da vacinação. É muito importante que eles tomem a vacina, agora o reforço, como uma medida de proteção individual e coletiva, da família e das outras pessoas”, apontou o secretário de Saúde, Felippe Machado.

Machado também informou que o município possui número suficiente de doses para iniciar a vacinação deste público e já fez a solicitação de novas doses, à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para que toda a população possa ser atendida. Além disso, recentemente a SMS solicitou, ao Ministério da Saúde (MS), a segunda dose de reforço (4ª dose), para os profissionais de saúde, mas ainda não recebeu o retorno do órgão.

A vacinação contra a Covid-19 passa a ser feita em 26 unidades da área urbana de Londrina.  “Esta é mais uma comodidade que estamos oferecendo ao cidadão londrinense. Não tenho dúvidas de que nas próximas semanas vamos observar um aumento no número de vacinas aplicadas. Ainda assim reforçamos, à população que não conseguir agendar no posto perto de sua casa, que busque outra unidade. Estamos com sobra de vagas especialmente nas duas unidades vacinadoras exclusivas (Jardim do Sol e Ouro Branco), pois nestes locais não há as outras demandas que existem nos postos normais e por isso conseguimos ofertar um número maior de vagas”, relatou Machado.

As unidades de saúde que aplicam a vacina contra a Covid são: Alvorada, Jardim do Sol, Santa Rita, Santiago (região oeste); Carnascialli, Aquiles Stenghel, Chefe Newton, Milton Gavetti, Vivi Xavier, João Paz, Maria Cecília, Campos Verdes, Padovani, Parigot de Souza (zona norte); Armindo Guazzi, Marabá, Ernani, Vila Ricardo (região leste); Eldorado, Ouro Branco, Itapoã (zona sul); Casoni, Centro, Guanabara, Vila Brasil, Vila Nova (centro).

 NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.