Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciados em 28 de março, projetos de extensão envolvem alunos dos cursos de Psicologia, Farmácia e Biomedicina; objetivo é promover envelhecimento ativo e saudável

Com o objetivo de promover a qualidade de vida e saúde dos idosos atendidos pelos Centros Municipais de Convivência do Idoso (CCIs), a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) iniciou, nesta semana, uma série de ações em parceria com a Universidade Positivo – Campus Londrina.

Os projetos contam com a participação de 60 alunos do 1º ano da graduação em Psicologia e 45 estudantes de 2º ano dos cursos de Farmácia e Biomedicina. Através das iniciativas, os estudantes realizarão diversas visitas aos CCIs, onde observarão as atividades das unidades e conversarão com a população idosa, visando entender o processo de envelhecimento, conhecer a realidade dessa comunidade e propor ações a serem realizadas pelos Centros. A articulação das ações contou com a colaboração da vereadora Lu Oliveira, que é presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Municipal de Londrina.

A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, destacou que a SMI tem buscado firmar cada vez mais parcerias com universidades e instituições que atendem idosos, pois essas ações têm o potencial de melhorar a qualidade de vida da população idosa. “Essa relação dos acadêmicos com a questão do envelhecimento é importante, porque isso faz com que Londrina esteja à frente nessa área. Através da capacitação de alunos, esses futuros profissionais estarão habilitados a lidar melhor com as questões do envelhecimento, o que proporcionará mais qualidade à prestação dos serviços profissionais”, pontuou.

As atividades dos alunos de Psicologia ocorrem nos CCIs Norte, Leste e Oeste, e tiveram início na última segunda-feira, 28 de março, com previsão de realização até o dia 29 de abril, em um total de 10 encontros.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Positivo, Schirley Heritt, o projeto de extensão pretende elaborar um diagnóstico dos idosos atendidos pelos CCIs, dando origem a um relatório que será apresentado à SMI no fim do semestre. “Vamos abordar questões de saúde mental e emocional, com a meta de contribuir para um envelhecimento ativo e saudável. O Ministério da Educação exige que os alunos tenham contato com a população, por meio de projetos de extensão. Dessa forma, os estudantes estão tendo a oportunidade de conhecer melhor o segmento demográfico que mais cresce no Brasil e no mundo, que é o dos idosos”, disse.

Já os estudantes de Farmácia e Biomedicina realizarão uma Feira de Promoção ao Envelhecimento Ativo e Saudável em 20 de abril, no CCI Leste. Na ocasião, os alunos farão a aplicação de um questionário sobre envelhecimento, com perguntas sobre o uso de medicamentos, atividades diárias e prática de exercícios físicos.

Além disso, os participantes do projeto vão oferecer diversas atividades à comunidade, incluindo coffee break, alongamento monitorado por fisioterapeuta, aferição de pressão e aconselhamento sobre riscos da automedicação.

Conforme a professora dos cursos de Farmácia e Biomedicina, Ana Flávia Specian, o questionário será utilizado para identificar os fatores condicionantes do envelhecimento ativo e propor ações que serão colocadas em prática em um segundo encontro. Specian ressaltou que uma das propostas para essa ação futura é a realização de um workshop voltado à inclusão digital dos idosos.

Ainda segundo a docente, os alunos do curso de Farmácia também iniciarão, nesta sexta-feira (1º), a participação em outro projeto realizado junto aos idosos atendidos pelo CCI, também abordando temas relacionados à saúde. “Para nós, é muito importante essa troca de experiências e a relação dialógica entre alunos e comunidade, que propicia a aplicação prática dos conhecimentos teóricos”, frisou Specian.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.