Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Durante o mês de maio, diversas ações vão levar os serviços de atendimento ao trabalhador para todas as regiões de Londrina

O mês de maio contará com atividades para o trabalhador em todas as regiões de Londrina. A Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), preparou uma série de eventos que levará os serviços de intermediação de mão de obra, qualificação profissional e habilitação no programa Seguro-Desemprego até a comunidade. A partir de terça-feira (2), as ações começam a ser executadas em comemoração ao Mês do Trabalhador.

Os trabalhos de preparação que antecedem as atividades já estão em andamento. Em maio, serão oferecidos cursos profissionalizantes promovidos pela Prefeitura e pelo Sistema S, abrangendo as formações de pizzaiolo, auxiliar de costura, doceiro, maquiador, mecânica de motores para mulheres e assistente administrativo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://portal.londrina.pr.gov.br/qualificacao-profissional. Os cursos chegam sem custo ao trabalhador, por conta do investimento do poder público e do Sistema S.

A programação de atividades do mês do trabalhador começa na terça-feira (2), quando será inaugurado o Escritório MEI, às 9h, na sede da SMTER. O local será um espaço executivo para que os empreendedores da cidade que não possuem um espaço próprio possam fazer suas reuniões, atender aos clientes e usufruir de um ambiente corporativo para as diferentes atividades que um empreendimento desenvolve.

O espaço foi todo pensado para causar impacto de valor na apresentação dos MEIs aos seus potenciais clientes e ampliar as oportunidades de negócio. Além de estar disponível através de agendamento para o empreendedor que desejar realizar suas reuniões, o Escritório MEI também servirá como ponto de referência para os eventos e ações da Sala do Empreendedor.

Na quarta-feira (3), a SMTER começa sua caravana de atendimento nas diferentes regiões da cidade. A Secretaria estará com sua equipe de intermediação de mão de obra na Feira da Empregabilidade do Sesc Norte. Os servidores da Secretaria estarão no evento das 8h às 17h, fazendo o encaminhamento dos trabalhadores para as entrevistas e apresentando à comunidade as oportunidades de emprego.

Esse modelo será repetido durante todo o mês, com ações em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O atendimento itinerante da equipe de intermediação de mão de obra será levado aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) das diferentes regiões da cidade. A programação é a seguinte:

– dia 09/05, região oeste, no CRAS Oeste A – 8h30 às 12h
– dia 16/05, região leste, no CRAS Leste – 8h30 às 12h
– dia 23/05, região sul, no CRAS Sul A – 8h30 às 12h
– dia 24/05, região centro, no CRAS Centro B – 8h30 às 12h

A Secretaria fará, também, dois mutirões de atendimento no mês de maio, na própria sede da SMTER, na rua Pernambuco, 162. Os mutirões serão concentrados em dois dias. O primeiro será voltado à oferta de oportunidades de emprego, e o segundo para habilitação no programa Seguro-Desemprego.

No dia 29, última segunda-feira do mês, serão convidadas empresas para participarem do mutirão de empregos, no prédio da Secretaria, e já iniciarem o processo seletivo dos trabalhadores. Não será exigido agendamento prévio, e toda a equipe estará à disposição para fazer o encaminhamento dos trabalhadores. O horário de funcionamento será estendido até as 17h neste dia.

No dia 31, na última ação do mês do trabalhador, é a vez do mutirão do programa Seguro-Desemprego, também na sede da SMTER, sem necessidade de agendamento prévio e com horário estendido até as 17h. Para isso, os trabalhadores que precisam dar entrada no benefício devem comparecer à Secretaria com os documentos necessários para fazer a habilitação no programa:

• CPF e RG originais;
• requerimento do Seguro-Desemprego (fornecido pelo empregador via web);
• carteira de trabalho original e cópia das páginas de identificação do trabalhador (página que consta a foto) e qualificação civil (onde constam os dados pessoais do trabalhador) do registro de contrato de trabalho do qual se pretende requerer o Seguro-Desemprego e das anotações gerais relativas ao último contrato de trabalho;
• termo de rescisão e termo de homologação ou termo de quitação do contrato de trabalho (originais e uma cópia);
• comprovante de saque de FGTS ou cópia do extrato de conta vinculada do FGTS (original e uma cópia)

O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, destacou a abrangência e qualidade da programação. “Nós tivemos o cuidado de propor ações dos principais setores de atendimento ao trabalhador: as oportunidades de emprego, a qualificação profissional e o seguro-desemprego. Faremos o atendimento descentralizado e vamos até a população para que as ações sejam efetivas e resultem na inserção desse profissional no mercado de trabalho”, afirmou.

Santos ainda colocou a Secretaria à disposição das entidades para mais ações. “Nós somos responsáveis por fomentar o ecossistema da empregabilidade da cidade. Desenhamos nossa programação e teremos ações próprias muito relevantes, mas também estamos à disposição para impulsionar ações de parceiros. As entidades que desejarem realizar alguma atividade durante o mês de maio podem nos procurar que estamos abertos para apoiá-las, ajudar no que for possível e incrementar ainda mais a programação do Mês do Trabalhador”, pontuou o secretário.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.