Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Modalidade é voltada para pessoas a partir de 15 anos e as matrículas podem ser realizadas a qualquer momento do ano letivo

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – fase I, oferece às pessoas com 15 anos ou mais a oportunidade de aprender a ler, escrever e concluir o Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano. As matrículas podem ser realizadas a qualquer momento do ano letivo. Basta dirigir-se a uma unidade escolar que fará os devidos encaminhamentos.

A EJA é uma modalidade de ensino da Educação Básica, que tem por objetivo garantir a todos os cidadãos, que por diferentes razões não concluíram sua escolaridade, o direito de retomar seus estudos. A EJA oportuniza ensino de qualidade e adequado às especificidades das características do público adulto a que se destina, propiciando maiores condições de mudança da sua realidade social.

Os interessados devem se dirigir à escola municipal mais próxima de sua residência, apresentar RG e um comprovante de residência. Após a matrícula, o estudante será encaminhado para a turma adequada ao seu nível de conhecimento, o que lhe dará condições de aprender todos os conteúdos essenciais para sua alfabetização e evolução nos níveis escolares.

De acordo com a coordenadora da EJA, Dilceia Cardoso de Lima, o município possui 36 unidades escolares que ofertam a Educação de Jovens e Adultos, com estrutura física, equipamentos, recursos didáticos e digitais. Conta, também, com cerca de 108 profissionais com formação específica e contínua para atuação direta com a EJA.  “Além disso, oferece alimentação para os estudantes e todo o material pedagógico necessário para realização de suas atividades escolares diárias. No momento, há 650 alunos matriculados, em Londrina, nesta modalidade”, informou.

A coordenadora adiantou que, neste segundo semestre, provavelmente em agosto e setembro, a SME estará promovendo uma Chamada Pública, na qual profissionais da educação e membros das comunidades sairão às ruas e bairros, instituições e comércios, em uma grande mobilização para convidar todas as pessoas que ainda não concluíram os anos iniciais do 1º ao 5º ano a retornarem as unidades escolares e retomarem seus estudos.

A EJA oportuniza 1.000 horas de curso, divididas entre alfabetização e pós-alfabetização, as quais podem ser completadas em três anos, no mínimo. O aluno cumpre três horas diárias de aulas, que podem ser ministradas à noite ou de manhã e à tarde. O processo de ensino e aprendizagem da EJA leva em consideração a vivência do aluno, adequando a forma de ensinar às características, interesses, condições de vida e de trabalho dos estudantes. Na grade, constam disciplinas como matemática, língua portuguesa, geografia, história, ciência, arte, educação física e educação religiosa.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.