Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Realizada em parceria com as ONGs ADA e SOS Vida Animal, ação será no dia 16 de julho; programação inclui diversas atividades de conscientização e atrações típicas de festas juninas

Com o objetivo de conscientizar a população sobre diversas questões relacionadas aos animais, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) promove, no dia 16 de julho, o 1º Dia D pela Causa Animal em Londrina. Programada para ser realizada das 13h às 17h30, no Aterro do Lago Igapó, a iniciativa é organizada em parceria com o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Comupda) e as organizações não-governamentais (ONGs) Associação Defensora dos Animais Londrina (ADA) e SOS Vida Animal.

O evento, que está alinhado à temática das festas juninas, conta com uma programação bastante diversificada, incluindo uma tenda de adoção, onde cinco cães atualmente mantidos pela Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) da Sema estarão à espera de um tutor. Além disso, o espaço terá um telão que exibirá fotos de outros animais que aguardam adoção, e que no momento se encontram sob a guarda da Sema, ADA ou SOS Vida Animal.

De acordo com o secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, o objetivo do evento é aproveitar o período tradicionalmente festivo para conscientizar a população sobre questões importantes. “É uma oportunidade para transmitir orientações tanto para quem já cuida de animais quanto para quem pretende adotar. E isso será feito de maneira envolvente, em um evento voltado para toda a família”, afirmou.

A pedagoga da Sema, Luciana Leite Monteiro, salientou que, para adotar algum dos animais, é preciso ter idade mínima de 18 anos, espaço adequado e condições para oferecer atenção e os cuidados necessários. “É importante que a pessoa leve um documento pessoal e comprovante de residência. Além disso, tanto a Sema quanto as ONGs participantes levarão formulários que deverão ser preenchidos pelos futuros tutores. Todos esses animais já estão castrados, vermifugados e vacinados”, frisou.

Durante o evento, haverá diversas atrações, incluindo uma palestra interativa sobre a causa animal, com participação dos veterinários Fernanda Dias, da Sema, e Guilherme Garcia, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em um formato de perguntas e respostas, eles vão abordar vários assuntos, como os maus-tratos aos animais e a importância da vacinação e castração, entre outros tópicos.

Vários órgãos e instituições terão estandes com informações sobre seu funcionamento e temas de utilidade pública referentes aos animais, incluindo o Comupda, a Sema, a Secretaria Municipal de Saúde e a Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel).

Também participará das ações a Biblioteca Móvel Ambiental da Sema, com uma professora da rede municipal que fará sessões de contação de histórias. Já a Guarda Municipal (GM) de Londrina realizará uma apresentação de seu Canil, em conjunto com o adestrador da ADA.

 “Além disso, teremos uma tenda com brincadeiras tradicionais de festa junina, algumas tendas comercializando comidas típicas e outras atividades como pintura de rosto e arte com balões. Outra atração que promete ser muito animada será o ‘Desfile do Pet Caipira’, que é um concurso em que, para participar, as pessoas podem levar seus animais de estimação vestidos com roupas de festas juninas. Daremos prêmios para os três primeiros colocados nas categorias ‘Macho’ e ‘Fêmea’. E, durante o evento, sortearemos diversos brindes para os presentes”, apontou a pedagoga da Sema.

A presidente e fundadora da ADA, Anne Moraes, explicou que, apesar de a ONG não levar nenhum dos animais que mantêm ao local, as pessoas poderão ver fotos deles e já optar pela adoção, ou agendar uma visita ao animal em questão. “Os cães e gatos adotados são muito gratos, pois eles foram resgatados de situações de maus-tratos e reabilitados antes da adoção, e por isso o amor que eles sentem pelos seus tutores é diferente daqueles animais que foram comprados. Destaco que a ADA oferece acompanhamento para as pessoas que adotam animais, e contamos com um adestrador que faz visitas aos tutores e fornece orientações para facilitar a adaptação do animal ao novo ambiente”, pontuou.

Parcerias

O 1º Dia D pela Causa Animal será realizado em parceria com a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Epesmel, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), e secretarias municipais de Defesa Social, de Obras e Pavimentação (SMOP), de Saúde (SMS), de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e de Cultura (SMC). O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.