Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A 61ª edição do evento terá participação das secretarias de Política para as Mulheres, Assistência Social, Saúde, Idoso, e Educação

Diversas secretarias municipais da Prefeitura de Londrina estarão presentes na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina 2023), um dos principais eventos de agronegócio do país. Em sua 61ª edição, a feira é realizada pela Sociedade Rural do Paraná, de 6 a 16 de abril, no Parque de Exposições Governador Ney Braga.

Uma das secretarias que participará do evento é a de Políticas para as Mulheres (SMPM), que levará a Feira Arte Mulher para o Pavilhão Alípio Ferreira de Castro (Box 26), durante a semana, das 13h às 22h, e aos fins de semana e feriado das 10h às 22h. Quatro artesãs de Londrina vão comercializar peças feitas à mão e que podem ser personalizadas sob encomenda, com preços acessíveis.

Dentre os produtos comercializados estarão panos de prato bordados, toalhas de mesa e cozinha, itens de enxoval infantil também bordados, peças para casa em crochê como sousplat, tapetes para cozinha e banheiro, bonecas, ursos e coelhos de pano, naninhas e chaveiros personalizados.

A gerente do Centro de Oficinas para Mulheres (COM) e responsável pela organização da Feira Arte Mulher, Carina Souza, disse que o objetivo da feira é incentivar e apoiar o empreendedorismo das mulheres de Londrina através da economia criativa na confecção do artesanato. “Com a geração de renda, as artesãs alcançam autonomia financeira e ainda auxiliam o estímulo e o fomento da economia local”, afirmou.

A psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, ressaltou que a ExpoLondrina é uma verdadeira vitrine tanto para comercializar quanto para dar visibilidade ao trabalho artesanal das mulheres empreendedoras de Londrina. “Para as artesãs do Projeto Arte Mulher, participar da ExpoLondrina é uma grande oportunidade de negócio”, disse.

Também participarão do evento, de 6 a 16 de abril, empreendimentos do Programa Municipal de Economia Solidária, da Secretaria de Assistência Social, no mesmo pavilhão. Os seis empreendimentos, Arte com amor, Arte luz, Uniartes, Ponto a ponto e Mãos que criam, comercializarão artesanatos, como bolsas, semi joias, enxoval de bebê e de cozinha, tiaras para cabelo, acessórios, amigurumis e produtos de crochê. O atendimento será de segunda a sexta, das 13h às 23 horas, e sábados, domingos e feriado das 10h às 23h.

A gerente de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social, Emilia Vella Falleiros Neta, afirmou que, para os empreendimentos do programa, participar da ExpoLondrina é muito importante devido ao intenso fluxo de pessoas do evento, o que possibilita otimizar as vendas e gerar renda extra. “Também permite uma divulgação do Programa de Economia Solidária”, ressaltou.

Os espaços para a Feira Arte Mulher e Economia Solidária foram cedidos gratuitamente pela Sociedade Rural do Paraná, sem custos para o Município.

Idosos

Na próxima semana, dia 12, a partir das 14h, a ExpoLondrina terá uma atividade voltada para idosos, promovida pelas secretarias municipais do Idoso e Saúde. Os idosos vão participar de um passeio dirigido pelo parque, que inclui aula de alongamento e dança. Eles poderão desfrutar de uma apresentação musical (moda de viola), e receberão orientação de combate à dengue. Os idosos serão recepcionados ao lado do portal principal do parque, por professores.

A ação é voltada para os idosos atendidos nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) de Londrina e de outros grupos. Para participar, é necessário se inscrever nos telefones dos CCIs: 3379-0021 (Norte), 3375-0307 (Leste), e 3375-0334 (Oeste). Estima-se a participação de cerca de 180 idosos dos três CCIs de Londrina e grupos de idosos da cidade.

Cada idoso deverá se deslocar até o parque Ney Braga e a entrada na ExpoLondrina será gratuita para toda população acima de 60 anos. Além disso, orienta-se que os idosos levem consigo uma garrafa de água, boné ou chapéu, repelente, protetor solar e vá com roupas confortáveis.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) também participa da ExpoLondrina levando alunos de escolas municipais para conhecer a feira. Segundo a responsável pelos projetos pedagógicos da SME, Carla Cordeiro, a ida dos alunos até a exposição agropecuária proporciona uma experiência diferente, por meio de aula de campo. “Com isso, novos conhecimentos e vivências surgem a partir da visita nos estandes, na Fazendinha, e outros espaços da ExpoLondrina”, afirmou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.