Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nos temas discutidos, destacaram-se a vacinação contra a Covid-19 para a categoria e o apoio a suspensão das aulas presenciais em Londrina

Integrantes do secretariado municipal de Londrina receberam, ontem (10), representantes da Associação dos Professores do Paraná – APP Sindicato, Regional Londrina. A reunião tratou do apoio a suspensão das atividades presenciais nas unidades de ensino em Londrina, com base no decreto municipal n° 85/2021. Também foi discutida a vacinação contra Covid-19, iniciada no município em 19 de janeiro, já que os professores fazem parte dos grupos prioritários.

Reprodução

Participaram da reunião os secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes; e de Saúde, Felippe Machado; junto com o representante da Secretaria de Assuntos Municipais da APP Sindicato, Antônio Marcos Rodrigues Gonçalves.

O secretário de Planejamento, Marcelo Canhada, destacou que o apoio da APP Sindicato é extremamente importante, inclusive ao reforçar os cuidados necessários para evitar a disseminação do novo coronavírus entre a comunidade escolar. “É necessária a união de toda a sociedade nessa pandemia. E a APP é um sindicato importante, que demonstrou apoio à política de enfrentamento da pandemia aplicada pelo prefeito Marcelo Belinati. A questão da segurança epidemiológica dentro das escolas é algo fundamental nesse momento difícil, que a pandemia está recrudescendo, com muitas pessoas contraindo o vírus e adoecendo”, frisou.

Canhada lembrou que, só em Londrina, a área de educação envolve 200 mil pessoas, aproximadamente, do ensino pré-escolar até a pós-graduação. E, além de alunos e professores, atuam nas unidades escolares as equipes de limpeza, administrativo, manutenção, entre outros. “Reunir essas pessoas nas salas de aula, ao mesmo tempo, causaria o caos no sistema de saúde. A Prefeitura de Londrina entende ser fundamental o apoio de sindicatos e entidades no enfrentamento dessa pandemia. O momento é de união, não de interesses pessoais ou econômicos isolados, mas sim de priorizar a saúde das pessoas”, concluiu.

Em nome da diretoria da APP Sindicato, Antônio Marcos Rodrigues Gonçalves, questionou qual a expectativa de vacinação contra a Covi-19 para os professores. O secretário de Saúde explicou que, segundo o Plano Municipal de Imunização, que tem como referência o Programa Nacional de Imunização, a categoria integra o quarto público-alvo da campanha.

Ao final do encontro, Gonçalves considerou que as tratativas representaram grande avanço para as demandas da APP Sindicato. “A nossa campanha é em prol da vida, não é que não queremos voltar para as escolas. Queremos atuar nas escolas sim, mas com segurança, e hoje o sinônimo de segurança é com a população imunizada. Essa reunião foi bastante positiva, porque conseguirmos reafirmar alguns procedimentos em conjunto. A visão em relação ao serviço público, especificamente à educação, se coaduna bastante; considero que tivemos um forte avanço na defesa dos professores e profissionais da educação pública”, finalizou.

Também participou da reunião o vereador municipal Matheus Thum.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.