Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O projeto faz parte da programação da Semana Municipal da Alimentação e vai até sexta-feira (20)

Desde segunda-feira (16) o saguão de entrada da sede da Prefeitura de Londrina (avenida Duque de Caxias, 635, piso térreo) é espaço para a 3ª Mostra de Hortas Escolares e a 2ª Mostra de Hortas Comunitárias, projetos desenvolvidos pelo Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana. Os trabalhos ficam à mostra no prédio, próximo às praças de atendimento, até essa sexta-feira (20). As mostras foram organizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento juntamente com outras secretarias e fazem parte da Semana Municipal da Alimentação. 

A Mostra de Hortas Escolares tem como objetivo principal promover a divulgação dos projetos desenvolvidos pelas escolas, ao mesmo tempo em que incentiva novas atividades relacionadas à educação ambiental. Durante a exposição, fotografias das hortas escolares locais estão sendo exibidas, bem como uma instalação de horta geodésica construída com bambu. Além disso, estão à disposição exemplares de hortaliças, plantas medicinais, aromáticas e condimentares cultivadas nesses espaços.

Os projetos de hortas comunitárias são uma iniciativa do Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana, que atende famílias em diversos bairros do município. Durante a exposição, banners apresentando os esforços de proteção de mananciais estarão pendurados, uma colaboração entre a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar-Emater).

O programa possui um total de 52 hortas ativas, sendo 32 hortas escolares e 20 hortas comunitárias. A gerente de Comercialização da SMAA, Juliana Simões Lusardi, explicou que cerca de 250 famílias são diretamente beneficiadas pelo programa. “Além das famílias beneficiadas com o programa e o acesso à alimentação saudável, o excedente pode ser comercializado, possibilitando um pequeno complemento à renda familiar. Sem contar a utilização de espaços públicos vazios”, disse Simões.

A diretora de abastecimento, Amanda Cristina Andrello Costa, comunicou que a escolha da divulgação do trabalho com as hortas vai de encontro ao tema da Semana Municipal da Alimentação deste ano: “Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás”.

“As mostras são formas de apresentar à comunidade, que diariamente frequenta às dependências do prédio da Prefeitura, estes importantes trabalhos desenvolvidos por meio das secretarias de Educação e de Agricultura, de divulgar as demais atividades da programação da Semana Municipal de Alimentação e despertar o interesse das pessoas sobre estes temas – alimentação saudável, cuidados com o meio ambiente e importância da água”, disse.

Rebeca Vernillo/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.