Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O evento será na terça-feira (5) no Campus Londrina da PUCPR, e contará com a presença de 35 expositores

Na terça-feira (5), das 10h às 19h, a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), em colaboração com o Conselho Estadual de Economia Solidária (CEES), promove a segunda edição da Mostra Paranaense de Economia Solidária, voltada à Regional Londrina. O evento será realizado no Campus Londrina da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), localizado na Avenida Jockey Club, 485, Vila Hípica.

A atividade reunirá 35 empreendimentos de Londrina, Apucarana e Cambé, que vão trazer seus produtos para a venda, e contará com a participação de representantes da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná (UNICAFES-PR). O evento também terá a presença do secretário nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho, e do secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Governo do Paraná, Mauro Moraes. Estarão presentes, ainda, as incubadoras universitárias da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O objetivo da mostra é ampliar a visibilidade da Economia Solidária na região, bem como reforçar sua estruturação enquanto política pública consolidada. Além disso, o encontro proporciona uma oportunidade para a comercialização e a partilha de vivências entre os trabalhadores que integram os empreendimentos de Economia Solidária, incentivando, assim, um engajamento social mais ativo.

A gerente de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social de Londrina, Emília Vella Falleiros Neta, frisou que a Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. “Essa iniciativa tem como base o trabalho coletivo, a autogestão, a cooperação, a justiça social, a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade com as gerações futuras. É uma estratégia de desenvolvimento econômico e social, e reconhecida como política pública de trabalho e geração de renda”, explicou.

De acordo com o mestre artesão da Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos do Paraná (Fedart), Ronaldo José Moreira, a mostra é uma jornada que tem como premissa nutrir o consumo consciente. “É parte de uma política fundo a fundo. Temos recursos do governo federal, que repassa para o fundo estadual da Economia Solidária, que por sua vez repassa para os fundos sociais da economia social”, salientou Moreira.

Os produtos vendidos incluem itens de artesanato, alimentos como panificação, lanches e açaí, e artigos da agricultura familiar produzidos no assentamento Eli Vive. A mostra é realizada uma vez por mês em diferentes cidades paranaenses. A primeira edição foi promovida em Curitiba, em 8 de agosto, e após o evento de Londrina, a atividade retornará para a capital em outubro.

Programação 

10h Abertura Oficial da Mostra Regional de Economia Solidária.

12h Apresentação Cultural

15h Abertura da Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Economia Solidária no Paraná – CEES, com a participação da presidente do Conselho Estadual de Economia Solidária, Suelen Glinski, do Secretário Nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho e Secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná – SETR, Mauro Moraes.

18h Encerramento da Reunião Ordinária com visitação à Mostra e Apresentação Cultural

19h Encerramento da Mostra.

Rebeca Vernillo/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.