Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um ambiente de diálogo e cooperação, em que as preocupações dos municípios sejam abordadas e soluções práticas encontradas em conjunto. Essa é a proposta da reunião de trabalho sobre segurança nas travessias de trem, marcada para amanhã (14/9) em Londrina, com a participação de representantes do Governo Federal e da concessionária Rumo.

O encontro é voltado para prefeitos, vereadores e gestores de trânsito dos 73 municípios paranaenses que têm passagens em nível. A ideia partiu do deputado estadual Tiago Amaral (PSD), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná, como desdobramento da audiência pública realizada em junho junto com a Comissão de Obras Públicas, presidida pelo deputado Gugu Bueno.

O motivo é esclarecer a responsabilidade pela conservação das passagens em nível. “Os prefeitos sempre questionam quem deve fazer esse trabalho, se é a Rumo, o município ou a União. Com a reunião, vamos oferecer os esclarecimentos necessários sobre normas e procedimentos”, pontua Tiago Amaral.

Ministério elabora programa de segurança ferroviária

O engenheiro Alex Trevizan, chefe de projetos na Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário (SNTF), vai falar pelo Ministério dos Transportes. De acordo com ele, a reunião se conecta com um grande trabalho que tem sido feito para entender onde estão os pontos mais críticos. Os estudos levam em conta o volume de composições de trem e o movimento urbano, para elaborar um programa de segurança ferroviária.

“O Ministério está ouvindo ANTT, Senatran, concessionárias e, agora, as prefeituras, de forma a unir esforços para melhorar a segurança ferroviária, nessa relação cidade-ferrovias”, explica Alex Trevizan. Além de ações nas passagens em nível, o programa de segurança ferroviária deve contemplar manutenção nos trechos, conscientização, uso de inovações tecnológicas e a elaboração de uma cartilha educacional. A previsão é que o programa seja lançado até o fim deste ano.

O coordenador de Relações Institucionais e Governamentais da concessionária Rumo, Marcelo Fiedler, participou da audiência pública realizada em junho em Curitiba e estará presente também na reunião com os municípios.

“Esta iniciativa da Alep, reunindo diversos gestores e legisladores, é sem dúvida um grande avanço para melhorar nosso ecossistema, pois somente trabalhando em conjunto teremos êxito neste grande desafio em construir um trânsito mais seguro”, opina Fiedler.

Garantir segurança e preservar vidas

Para o deputado estadual Tiago Amaral, a reunião é uma oportunidade para reduzir a ocorrência de acidentes. “Colocando os municípios em contato direto com a Rumo e o Ministério dos Transportes, nós temos a chance de entender as responsabilidades e agir sempre em conjunto. O que nós queremos é garantir a segurança de toda a população e preservar vidas”, esclarece Tiago Amaral.

Convidados

Prefeitos, vereadores e gestores municipais de trânsito (confirmar presença neste link: https://forms.gle/3kmQn8Z7P7m1X8hA9)

Participantes

Alex Trevizan, chefe de projetos na Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário – SNTF, do Ministério dos Transportes

Marcelo Fiedler, coordenador de Relações Institucionais e Governamentais da concessionária Rumo

Local

Associação Médica de Londrina - Av. Harry Prochet 1055 - Londrina/PR

ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.