Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividade faz parte das ações em prol do dia 22 de julho, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio; estão abertas 200 vagas para profissionais dos 20 municípios integrantes do escritório regional da Sejuf de Londrina

Amanhã (20), às 9h, o Município de Londrina vai sediar o Fórum Regional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A atividade será na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), que fica na Rodovia Celso Garcia Cid, km 375, no Conjunto Ernani Moura Lima II (antigo Iapar).

O encontro tem como objetivo discutir e fortalecer as políticas públicas, os órgãos e os serviços voltados para o atendimento das mulheres e meninas que se encontram em situação de violência, além de sensibilizar a população para o assunto. “Um dos nossos principais objetivos é instrumentalizar os municípios para o atendimento à mulher e para o enfrentamento à violência contra as mulheres, em especial, nos municípios de pequeno porte, que são aqueles com até 20 mil habitantes. Estamos orientando para que o servidor que se inscrever seja aquele que já atende ou atua no enfrentamento da violência contra a mulher”, explicou a organizadora do Fórum, a assistente social do escritório regional da Sejuf, Neuzeli Stoeberl Bertolla.

Para isso, o evento terá reuniões mensais, iniciando em julho e prosseguindo até novembro deste ano. Até o momento, estão confirmados encontros nas seguintes datas: 17 de agosto, 21 de setembro, 19 de outubro e 16 de novembro. O público-alvo são os servidores das áreas de assistência social, saúde e segurança pública das secretarias municipais da Mulher, dos conselhos municipais da Mulher, dos conselhos tutelares, do Tribunal de Justiça do Paraná e do Ministério Público do Paraná atuantes nos 20 municípios integrantes da Regional da Sejuf. Ao todo, estão abertas 200 vagas para esses profissionais, sendo, a princípio, sete por cidade.

Para debater o assunto, o fórum contará com a presença de profissionais vinculados às políticas públicas dos 20 municípios, como os representantes estaduais, de universidades, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e outros. “Com o fórum, pretendemos instrumentalizar os municípios para o atendimento e no enfrentamento à violência contra as mulheres e, ainda, é um momento para discutirmos com vários entes o atendimento à mulher nos seus vários contextos de vida. Neste sentido, objetivamos trabalhar a prevenção à violência não apenas enquanto promoção, mas também qualificando e debatendo a política pública como forma de oferta da proteção integral às mulheres, seja na assistência social, na saúde, como também na segurança, nos direitos humanos e demais áreas participantes”, completou Bertolla.

Para a responsável pelas Ações e Programas do Governo do Estado do Paraná, Deise Tokano, é necessário fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher para além dos órgãos e instituições diretamente envolvidos no combate a essa violência. Isso porque essa situação é multifatorial, perpassando diversas políticas públicas e setores da sociedade. “Já havíamos pensado esse fórum durante a pandemia, para discutir e fortalecer as políticas públicas nos órgãos públicos e sensibilizar a população sobre o assunto, porque essa é nossa função enquanto gestores públicos e esperamos que ele seja permanente e constante. Aqui em Londrina, nossa grande parceira é a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que é muito bem estruturada e que nos apoia em todas as ações”, disse Tokano.

Os municípios que compõem a regional do Sejuf são: Londrina, Alvorada do Sul, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro De Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana. O Fórum Regional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher é uma realização do escritório regional da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) de Londrina e conta com parceria da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina (SMPM). “A atividade faz parte das ações em prol do dia 22 de julho, que visa conscientizar a população sobre a importância do combate a todos os tipos de violência, como a agressão física, psicológica, moral, patrimonial e sexual. Como Londrina conta com uma secretaria e uma Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher estruturadas, acreditamos que podemos contribuir nos debates com outros municípios da região e assim avançarmos no desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres”, afirmou a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Rosangela Portella Teruel.

O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi instituído no Paraná em memória ao feminicídio da advogada Tatiana Spitzner, ocorrido em Guarapuava, em 2018. Além dessa data oficial, em Londrina, há a Semana de Conscientização sobre os Direitos Humanos das Mulheres e o Combate ao Feminicídio, que vai de 22 a 29 de julho. Essa semana transformou-se em norma legal no dia 21 de outubro de 2019, quando o prefeito Marcelo Belinati sancionou a Lei Municipal nº 12.939.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.